Impacto dos psicólogos na Assistência Social de Vitória é notável
Quando se fala em profissionais de psicologia, para muitos, é sinônimo de terapia e horas deitadas num divã. Então, na semana que se comemora o Dia do Psicólogo, colocamos os holofotes sobre os muitos psicólogos que atuam no Sistema Único da Assistência Social (Suas) de Vitória, e compõe a equipe de referência do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Uma delas é Sandra Helena do Nascimento. Formada há dez anos e há três atuando na Abordagem Social, Sandra disse que, dentre as muitas atividades, a atuação no Suas vem se apropriando do empoderamento dos indivíduos envolvidos de alguma forma em situação de vulnerabilidade social.
“A psicologia nas políticas públicas contribui para o melhor atendimento e acolhimento dos sujeitos, através da compreensão dos aspectos subjetivos inerentes aos fenômenos sociais e contribui também na formulação e elaboração de políticas públicas”, apontou Sandra Helena.
A psicóloga complementa que o dia 27 de agosto celebra a regulamentação da profissional e reforça o compromisso ético da Psicologia na construção de uma sociedade justa, inclusiva e democrática. “Psicologia é o cuidado, que transforma. Psicologia é para todos. É muito importante ter profissionais de Psicologia dentro do Suas, pessoas que estão dando o seu melhor, o seu conhecimento, a sua escuta”, defende.
Protagonismo
Para o psicólogo que atua no Acolhimento para Adultos e Famílias em Situação de Rua (Abrigo 1), Giovanni Gomes Coelho, o Suas é a possibilidade de resgate da ciência e dessa profissão. Para o Suas, a Psicologia traz a possibilidade de resgatar o sujeito da história, mas não mais como um sujeito passivo, vitimista, mas na perspectiva de escutá-lo e, esta escuta, torna-o protagonista de sua própria história”, comentou ele.
Giovanni é categórico em afirmar a importância da Psicologia dentro dos espaços da Assistência Social. “Esta ciência é muito importante, pois tem como principal objetivo compreender as relações entre membros dos grupos sociais, buscando entender como e porque o indivíduo se comporta de determinada forma e, assim, ressignificar e encontrar suas possibilidades de superação”, diz o psicólogo.
O profissional acrescentou que, dentre as muitas atividades desenvolvidas, a atuação que se destaca é o papel de fortalecer o empoderamento dos indivíduos em vulnerabilidade social, trazendo reflexões que ajudem nesse processo. “A psicologia social se alinha a Assistência Social na construção de abordagens participativas, desenvolvendo o potencial e autonomia dos sujeitos”, conta ele.
Na opinião da psicóloga que atua no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Inhanguetá, Clarissa Leal, os psicólogos têm o compromisso social e ético, por isso é de suma importância seu trabalho no Suas. “Com a bagagem que o psicólogo traz em sua formação, garante um atendimento humanizado e integral às famílias, sem julgamento, trabalhando suas potencialidades e respeitando as suas singularidades. Além disso, trabalha juntamente com as famílias e indivíduos o seu protagonismo, o fortalecimento de vínculos familiares e a garantia dos seus direitos”, acrescentou ela.
Interdisciplinaridade
Para a subsecretária de Proteção Social e Segurança Alimentar, Graziella Lorentz, que é psicóloga de formação, o dia 27 de agosto tem um quê especial. “É o dia de comemorar mais do que o dia do Psicólogo, é celebrar o dia do psicólogo no Suas”, fala com expressão de orgulho.
Ela fez questão de ser didática, explicando que a Psicologia faz parte de uma das ciências que compõem a equipe de referência no Suas. Seja nos Cras, Centros de Convivência, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop), do Acolhimento Institucional e Familiar. Em cada cantinho do Suas Vitória, existe uma psicóloga especializada para realizar a escuta qualificada para o que a Proteção Social exige e garante”.
Graziella é enfática em defesa do papel e importância da Psicologia: “Sempre em um trabalho interdisciplinar, a Psicologia se faz presente buscando a transformação social em prol de uma sociedade democrática, justa, ética e que traga possibilidades de vida às famílias mais vulneráveis. A Psicologia vem buscando cada vez mais se comprometer com o enfrentamento às desigualdades sociais e colocado toda a categoria para refletir criticamente sobre seu compromisso nas proteções sociais. É através de relações horizontalizadas onde todos se comprometem em proporcionar encontros de respeito à história do outro, do grupo familiar e daquele território”, concluiu ela.
A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, complementa que o Suas possui uma infinidade de possibilidades interdisciplinares:”são muitos conhecimentos em prol da garantia de direitos. E os profissionais da psicologia já assumiram parte desta história junto a tantos outros profissionais. Isso faz o Suas ser uma política social tão integral. Parabenizamos todos os profissionais por seu dia, em especial, os psicólogos que fazem diferença no Suas Vitória”.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.