Ampliação do Atendimento: Vitória Reforça Apoio a Pessoas com Deficiência e TEA

Ampliação do Atendimento: Vitória Reforça Apoio a Pessoas com Deficiência e TEA

A Prefeitura de Vitória está ampliando em quase 30% a oferta de atendimento especializado para pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) na capital. O número de consultas e exames para esse público passa de 68.628 para 87.384 atendimentos anuais,  sendo estes realizados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (AMAES) e na Vitória Down.

Nesta segunda (29), a Prefeitura oficializou a renovação do contrato e ampliação dos atendimentos com a APAE, onde serão ofertados, por ano, 58.800 atendimentos, além de 3.624 consultas médicas especializadas e 1.020 testes psicodiagnósticos, um investimento de R$ 3,2 milhões ao ano.

Na ocasião, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ressaltou os ótimos resultados obtidos graças à parceria com a APAE. “Temos muito carinho por esse equipamento e temos trabalhado muito para levar atendimento de excelência aos moradores de Vitória. Sabemos o quanto o atendimento na APAE se reflete no desempenho dos nossos jovens, tanto na escola, como também na família e na sociedade. Através da ampliação do serviço, iremos conseguir atingir ainda mais pessoas”.

 

Para a secretária de Saúde, Magda Lamborghini, a ampliação da parceria com a APAE visa proporcionar mais qualidade de vida para as famílias. “É com muita alegria que ampliamos nossa parceria com a APAE, que desenvolve um trabalho lindo e digno para nossas crianças e nossa cidade. Com essa ampliação esperamos que mais famílias sejam cuidadas e tenham acesso a serviços de excelência”, destacou.

 

O presidente da APAE, Pedro Premoli, ressaltou que a essência da instituição é o cuidado às pessoas. “O nascimento, a alma da APAE, é a assistência às pessoas e às famílias. Essa ampliação terá um alcance extraordinário”, disse.

Dentre as famílias atendidas pela APAE está a da técnica em Análises Clínicas, Meirele Nascimento do Rosário, 34 anos. Seu filho, João Henrique, 8 anos, há um ano é acompanhado pela instituição. “Desde quando o João começou a vir na APAE, ele apresentou uma grande melhora. Antes, ele tinha muita dificuldade na escola, o que hoje em dia já não tem mais, já está mais tranquilo”, afirmou.

Equipe multidisciplinar

Na APAE, os pacientes referenciados pelas equipes de saúde das Unidades Básicas de Saúde de Vitória (UBS) serão atendidos por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.

Junto ao atendimento e acompanhamento em reabilitação nas múltiplas deficiências, também receberão consultas médicas especializadas e aplicação de testes para psicodiagnósticos com avaliação psicológica. Este cuidado possibilita um plano de tratamento específico para a faixa etária de cada paciente.

“A ampliação do contrato é motivo de muita alegria, porque a lista de espera vem crescendo. Em média, 80% das crianças que são encaminhadas para triagem no nosso setor, precisarão de alguma intervenção. Somos muito gratos a essa gestão por ter esse olhar e esse cuidado, isso significa respeito à população aomunícipe que depende desse serviço”, afirma a coordenadora do Centro Clínico e do Centro de Assistência Social da APAE, Fernanda Alvarenga Rios.

Fonte: Prefeitura de Vitória.