Compromisso Ambiental: Vitória busca reciclar 30% de seu lixo
O serviço de limpeza pública da capital será modernizado. A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Obras, lançou nesta quarta-feira(31) o edital para a contratação de empresa ou consórcio especializado para a elaboração do projeto básico, executivo de engenharia, obras, comissionamento e operação assistida do Centro de Transbordo e Triagem de Resistência. O orçamento é de R$50.449.920,80, para 24 meses de obras, mais seis meses de operação assistida.
O planejamento em assumir esse compromisso ambiental é de tratar e reciclar 30% de todas as destinações do lixo de Vitória. Essa proposta irá abrir o mercado de trabalho, criando novas vagas, além de melhorar o rendimento dos trabalhadores das associações.
“Essa é uma obra importante para os 82 bairros da nossa capital. Nós vamos inaugurar o modelo de gestão de resíduos sólidos, que é sustentável economicamente, que está de acordo com as normas mais modernas e padrões ambientais do mundo e que, ao mesmo tempo, cuida das pessoas”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Serão mais de 4.530mil metros quadrados de intervenção na área onde funciona hoje a Central de Serviços, que será totalmente otimizada.
O projeto prevê a implantação do transbordo em galpão com fechamento lateral e ambiente em pressão negativa; construção de um fosso com capacidade superior a 1,5 mil metros cúbicos; reforma dos galpões, uma área de intervenção de aproximadamente 4.065,10 m², onde funciona atualmente a unidade de transbordo, de forma a abrigar as associações de catadores de materiais recicláveis, ampliando sua capacidade operacional. Além disso, são previstos novos equipamentos para as etapas do processo produtivo de resíduos recicláveis.
O responsável por apresentar o projeto foi o secretário de Obras da capital, Gustavo Perin, que destacou o esforço coletivo da gestão. “Em 2021, iniciamos o nosso planejamento estratégico e observamos que Vitória tem capacidade de investimento. Chegamos ao final do terceiro ano e iniciamos o quarto ano, com a certeza que com gestão eficiente e com planejamento, é possível resgatar essa autoestima que Vitória sempre teve, mas que havia se perdido ao longo do tempo. Vale lembrar que isso é fruto de um esforço coletivo que realizou ajustes na administração e que hoje proporciona à Vitória ter esse protagonismo.”, disse.
O secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, explica que essa é uma demanda antiga dos servidores que atuam diretamente com manutenção das vias públicas e que, finalmente, está se tornando realidade. Ele enfatiza que tal conquista é viável devido à eficiente organização administrativa alcançada nesta gestão, proporcionando a tão necessária capacidade de investimento. “Já se falava desse tipo de equipamento desde 2005, e para a secretaria essa sempre foi uma realidade distante, se compararmos com outros países. Mas hoje nós estamos indo para um outro patamar no tratamento de resíduos, no respeito ao ser humano, no respeito ao cidadão que produz o seu resíduo todos os dias. Passamos a ser uma das referências no Brasil com esse equipamento.”, disse.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger, ressaltou a importância desse grande investimento ambiental. “Esse investimento tem foco na geração de oportunidades, foco no gerenciamento de resíduos sólidos e foco na sustentabilidade de toda a cidade. A gestão vai ficar marcada na história da cidade de Vitória pelo comprometimento socioambiental que ela tem, ou seja, gerando oportunidade e renda e fazendo com que a cidade seja referência, mais ainda, para várias regiões, para a América do Sul inteira”, disse.
Essa iniciativa está alinhada ao planejamento estratégico do município, denominado “Plano Victória – Planejamento Estratégico 2021-2024” nas Ações referentes à Habitação e Edificações Públicas, com o objetivo de promover a construção e reforma de outras edificações públicas.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.