Clube Álvares Cabral: 122 anos de história e esportes em Vitória
É impossível ser capixaba e não ouvir falar do Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral, localizado em Bento Ferreira. Usando a baía de Vitória como quintal, o clube existe há mais de 100 anos, sendo uma grande referência de esporte regional e da vida social.
No último dia 6 de julho, completou 122 anos e, com um trocadilho simples, o Folha Vitória realiza um mergulho nesta história.
Seja como atleta, sócio ou visitante, quem entra no clube se depara com uma grande estrutura e vista inconfundível. No entanto, nem sempre foi assim: para chegar ao que é hoje, o clube começou dentro de uma garagem.
Os fundadores portugueses Raul da Costa Moreira, Américo Dias Leite, José Lopes da Silva, Augusto Nogueira Souto, Luiz de Abreu, Alcino Reis de Amorim e Benjamin José da Costa alugaram uma garagem na extinta Rua D’Alfândega e construíram uma baleeira, que recebeu o nome de “Pátria”.
Nesta época, em 1902, no início do Álvares, tudo era amador e os jogos de polo aquático, modalidade hoje não mais praticada no Estado, eram disputados no mar, numa área demarcada, próxima ao Saldanha da Gama, adversário secular do Álvares.
Depois, o clube teve uma sede física em um prédio próximo da Praça Costa Pereira, uma edificação de dois andares, com o salão de festa. A sede náutica ficava no bairro da Vila Rubim, era uma garagem de remo.
Fonte: Folha Vitória
Editora e proprietária do Makeupzetum, um espaço dedicado ao universo da beleza feminina. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique aqui e me siga no instagram