Centro de Educação Ambiental da Mata da Praia recebe formação de professores
Nesta quinta-feira (02), aproximadamente 40 profissionais da educação da rede pública municipal da capital, que atuam no ensino fundamental, participam do Encontro Formativo sobre Práticas Experimentais em Educação Socioambiental.
A ação ocorreu durante a manhã e continua agora a tarde, até as 17 horas, no Centro de Educação Ambiental Mata da Praia, no Parque Padre Alfonso Pastore. O momento inicial contou com a discussão sobre sustentabilidade, que foi apresentado pela Comissão de Educação Ambiental da Secretaria de Educação (Cease).
Na formação, os profissionais terão relatos de experiências e de ações educativas e ambientais realizados por docentes que desenvolveram trabalhos que visam à construção da realidade social e ações transversalizadas com estudantes de diversas escolas da rede municipal ao longo do ano letivo de 2022 e que lidaram com a resolução de problemáticas ambientais contextualizadas às realidades do município de Vitória.
Na oportunidade, os Centros de Educação Ambiental (CEAs) da Mata da Praia, Mata Paludosa, Fonte Grande, Gruta da Onça, Mulembá e Pedra da Cebola, situados em parques urbanos e unidades de conservação da cidade, apresentarão para os docentes as potencialidades de cada parque para o desenvolvimento de ações educativas.
Também vão conhecer os projetos que os Centros de Educação Ambiental realizam ao longo do ano, como “Educação Ambiental para a Guarda Responsável de Animais Domésticos e Bem-estar Animal”, “Vitória: Cidade Limpa”, “Praia Limpa”, “Mata Atlântica de Vitória: Floresta que ensina”, “Magueando na Educação” e “Restinga”.
Haverá, ainda, um momento para conhecer sobre o projeto Vitória da Restinga, que tem realizado ações de recuperação da vegetação desse ecossistema ao logo da orla da praia de Camburi.
Formação Docente
Desde o ano de 2022, com a reorganização curricular promovida pela Secretaria de Educação, a inserção de novos componentes curriculares no cotidiano escolar, como é o caso das Práticas Experimentais em Educação Socioambiental, tem se tornado uma realidade que demanda constante formação docente.
Nesse contexto, a aproximação entre as práticas das escolas com as realizadas pelos Centros de Educação Ambiental potencializam e traçam um caminho que permite transversalizar os componentes curriculares e oportunizam conhecimentos, no sentido de pertencimento e promoção de atitudes, individual e coletiva, nos territórios da cidade, promovendo à sustentabilidade e melhorias na qualidade de vida para todos, ao estabelecer uma relação saudável com o ambiente.
Iniciativa
A capacitação é uma ação da Gerência de Formação e Desenvolvimento em Educação (GFDE), da Secretaria de Educação (Seme), e conta com a parceria da Gerência de Educação Ambiental (GEA), da Secretaria de Meio Ambiente(Semmam), ambas integrantes do Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.