Parque da Fonte Grande recebe estudantes do Ifes Vila Velha neste sábado (11)
O Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque da Fonte Grande recebe, neste sábado (11), das 8h às 13h, um grupo de 50 estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), unidade Vila Velha, para um momento de formação dentro do projeto “Laboratório Vivo”, que faz parte da instituição e contará com o apoio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam).
O grupo que participará do encontro também será composto de professores, gestores e membros de conselhos de escola e outros profissionais das áreas de meio ambiente, saúde e da sociedade civil, como vista à formação de “Ecoeducadoeres”. De acordo com a professora Doutora, Graça Lobino, este “Laboratório Vivo será, para os Ecoeducadores, o ponto de partida para a Formação “Onde estamos?, Sol, Terra e território vivido”.
Momento formativo
A equipe técnica do CEA Fonte Grande, coordenada pelo educador ambiental e geógrafo Wilson de Souza, contribuirá com este momento formativo com o fomento às discussões sobre a produção do espaço geográfico da Grande Vitória e a inserção das unidades de conservação, como é o caso do Parque da Fonte Grande neste contexto.
Além disso, por meio de interpretação ambiental em trilhas e mirantes, será possível proporcionar reflexões sobre a responsabilidade que deve ser partilhada por cada cidadão na proteção do bioma da Mata Atlântica de Encosta da Região Metropolitana tendo como elementos de discussão, além das trilhas, nascentes, cursos d’água e as paisagens possibilitadas pelos “cones” de visão que os mirantes presenteiam aos visitantes.
“Preparamos uma programação diferenciada com sensibilização, dinâmicas e interpretação ambiental na qual os participantes da formação estarão a todo momento experimentando, interagindo com o ambiente natural e sua interface com ambiente antrópico, e externalizando suas sensações, emoções e experiências através de vivências na mata”, afirma o geógrafo Wilson de Souza.
“O momento de formação e a educação ambiental estão diretamente ligados. É preciso problematizar as representações do meio ambiente de diferentes grupos sociais, permitindo aos alunos desvendar outras percepções de natureza para que se tornem agentes transformadores na sociedade”, ressalta o secretário municipal de meio ambiente, Tarcísio Foeger.
Mais informações
Todas as ações desenvolvidas pelo CEA Fonte Grande com o tema Mata Atlântica fazem parte do Projeto “Mata Atlântica, Floresta que Ensina”, que conta com um cardápio e itinerários de aprendizagens para todas as idades.
Para mais informações sobre os projetos desenvolvidos pela Gerência de Educação Ambiental da Semmam e para atendimento à instituições de ensino, comunidades ou grupos que desejam parcerias para realização de projetos de educação ambiental ou visitas de cunho educativo nos parques da cidade que possuem Centros de Educação Ambiental (CEAs), basta entrar em contato pelos telefones (27) 3382-6536 / (27) 3382-6585 ou buscar informações no Portal Interativo de Educação Ambiental IntErAge Vix.
Fonte : PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.