Próximo dia 26 alunos da Fafi apresentam exercícios cênicos
A Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) abre a semana anunciando as apresentações dos exercícios cênicos das turmas 01 e 02 do Curso Técnico em Teatro da instituição. A boa notícia para os apreciadores da arte é que os exercícios contarão com exibições abertas ao público.
A turma 02 será a primeira a se apresentar, na próxima segunda-feira (26), às 20 horas, na Casa da Música Sônia Cabral. A classe exibe “Medeia de verdade”.
Setenta ingressos estarão disponíveis para retirada gratuita, na sede da Fafi, localizada no Centro Histórico de Vitória, a partir de amanhã (20), das 9 às 16 horas. A retirada será realizada por ordem de chegada.
A dramaturgia desenvolvida pelos alunos apresenta um espetáculo que tem como mote provocador a tragédia grega Medeia, de Eurípedes, datada de 431 a.C., assimilando também elementos de suas revisitações brasileiras: “Gota D’Água”, peça de drama escrita em 1975 por Chico Buarque e Paulo Pontes; e “Mata Teu Pai”, monólogo de 1997, por Grace Passô. A combinação dos textos propõe uma reflexão sobre a vivência da mulher em meio às desvantagens de uma sociedade patriarcal e acompanha sua jornada em busca de justiça.
Sinopse
O mito de Medeia. Feiticeira exilada, esposa repudiada e estrangeira perseguida. É o retrato psicológico de uma mulher carregada de amor e ódio a um só tempo. Este exercício cênico é o axioma de jogos na sala de ensaio da Fafi e o texto bordado como num lençol. O tempero, o fogo que é Medeia; o veneno e melodia que é Jasão, tecem a trama. Medeia do cotidiano, Jasão que vem de nossos pais, nem o sobrenome de nossas avós nós temos. Mas aqui temos nome. E é Medeia de verdade!
Ficha técnica
Elenco: Arthur Agostini, Danieli Borgoni, Julia Uliana, Lhorraine Binow, Lirya Serafim, Luciano Gama, Luiz Filho, Mayara Maria, Raphael PH, Rayo Abrahão, Rodrigo Albino, Tay Braga e Thaylane.
Instrutores: Maria Aidê Malanquini, Antônio Apolinário, Gil Mendes e Priscila Reis.
Classificação indicativa: 12 anos.
Se paredes derretem, é porque paredes derretem
A turma 01 contará com três dias de apresentação: 28, 29 e 30 de junho, na Casa Porto das Artes Plásticas, também no Centro Histórico de Vitória.
Com sessões marcadas para 19h30, indicadas para o público maior de 18 anos, a classe irá apresentar “Se paredes derretem, é porque paredes derretem”. O espetáculo trata-se de um exercício cênico elaborado a partir de dezesseis dramaturgias, escolhidas por alunos e alunas do Curso Técnico em Teatro (Módulo III).
“Deixa esse abismo”, “Emigrante”, “Os Sapatos Pretos”, “O Sermão da Montanha”, “Se os Tubarões Fossem Homens”, “A Entrevista”, “Chá Revelação”, “Buraquinhos”, “Primeira Pele”, “Uma memória líquida”, “A Chapeleira”, “O Lavrador das ações”, “Os Cegos”, “Lugar vazio”, “O Banquete” e “O Pequeno Príncipe Preto” compõe a elaboração do trabalho.
“As cenas são trabalhadas, colaborativamente com os instrutores, e tecem narrativas contemporâneas em diálogos com as obras selecionadas”, explica o professor responsável pelas disciplinas Interpretação III e Exercício Cênico III, Antônio Apolinário da Silva.
Para as exibições da Casa Porto não será necessária a retirada prévia de ingressos. Basta comparecer ao local, que fica na Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro Histórico de Vitória, com meia hora de antecedência.
Sinopse
O exercício cênico “Se paredes derretem, é porque paredes derretem”, traduz-se em um espetáculo multifacetado em interação com a contemporaneidade. O exercício convida o ator/atriz a vivenciar o jogo de cena e exercitar o trabalho sobre si, tendo como mote norteador, o aprendizado continuado do ator/atriz em formação, pela
perspectiva do teatro épico.
A disciplina Exercício Cênico III é o laboratório para o qual convergem as demais disciplinas: Interpretação III, Linguagem do Corpo III, Expressão Vocal III, Teatro Latino-Americano e Literatura Dramática III. Essa interdisciplinaridade tem como objetivo permitir aos estudantes, possibilidades diversas de vivenciar, testar e experimentar na prática, os conceitos estudados e fomentados previamente nas aulas.
Elenco
Alex Bonini Muller, Amanda Borba de Vasconcellos, Amanda Cândido Freitas, Ana Cristina da Motta Silva, Caio Machado da Silva/Insane Machado, Felipe Carvalho Boleli, George de Souza Amorim, Juliana Queiroz da Vitória, Lucas da Cunha Albuquerque, Lucas Henrique de Souza Santos, Magda Inês Leitzke Klug, Natalia Alves Cortelette, Raonny Rodrigues Metzker Alcantara, Robson Lima e Vanessa Nogueira Silva.
Serviço
Apresentações dos exercícios cênicos das turmas 01 e 02 do Curso Técnico em Teatro da Fafi
“Medeia de Verdade” (Turma 02) Quando: segunda-feira (26/06) às 20 horas. Onde: Casa da Música Sonia Cabral – Rua São Gonçalo, Centro Histórico de Vitória. Ingressos: Serão disponibilizados 70 ingressos gratuitos na Sede da Fafi (Av. Jerônimo Monteiro nº 656, Centro Histórico de Vitória) a partir de amanhã (terça-feira (20)) até a próxima sexta-feira (23), das 9 às 16 horas. Classificação indicativa: 12 anos. “Se paredes derretem, é porque paredes derretem” (Turma 01) Quando: 28, 29 e 30 de junho às 19h30. Onde: Casa Porto das Artes Plásticas – Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro Histórico de Vitória. Lotação: por ordem de chegada. Classificação indicativa: 18 anos Fonte:PMVEspecialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.