Programação especial marca os 29 anos do “Projeto Viagem pela Literatura”
Não é porque o aniversário da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim já passou que a literatura não está mais em festa. Pelo contrário! A partir da próxima segunda-feira (7), o templo do saber literário na capital celebra outro aniversariante, desta vez o projeto “Viagem pela Literatura”, que completa 29 anos.
O projeto, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e desenvolvido pela Biblioteca desde 1994, tem por objetivo a promoção do acesso democrático ao livro, à leitura e à própria Biblioteca por meio de atividades de incentivo à prática da leitura de forma lúdica.
As ações, destinadas ao público de todas as idades, incluindo crianças, adolescentes jovens e adultos, são desenvolvidas por escritores, contadores de história e atores que se utilizam das mais variadas linguagens artísticas e literárias passando pela música, teatro, declamação e é claro muita leitura.
“Talvez seja esse um dos mais robustos projetos culturais da cidade de Vitória. Um projeto que abarca inúmeras ações que educam, inspiram e transformam a vida da população capixaba”, declarou o secretário municipal da Cultura em exercício, Tiago Benezoli.
“Realizamos o projeto durante todo o ano com atividades na Biblioteca e em outros espaços públicos municipais como parques, praças, quadras de esporte, auditórios, teatros, Projeto Caminhando Juntos (Cajuns), Centros de Referência da Assistência Social (Cras), entre outros. O objetivo é dinamizar a interação com a população do município”, explica uma das idealizadoras do “Viagem Pela Literatura”, Elizete Caser.
A festa
Para celebrar os 29 anos do Projeto, a Biblioteca elaborou uma programação especial, que têm início na próxima segunda-feira (7) e vai até o dia 19 de agosto.
As atividades serão realizadas em horários diversos e acontecem em três locais distintos: na sede da Biblioteca, no Casarão Cerqueira Lima, no Centro Histórico de Vitória; no auditório do Palácio Jerônimo Monteiro, sede da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) e no Parque Pianista Manolo Cabral, no bairro Barro Vermelho.
Entre as ações previstas estão contação de histórias, encontros com escritores, apresentação teatral, sarau de poesias, círculo de leituras e banca troca de livros.
Confira a programação na íntegra:
Dia 07/08 (segunda-feira) – 14h30
Encontro com o Escritor
Com Francisco Aurélio Ribeiro e participação da contadora de histórias Luciana Merçon do Grupo Chão de Letras.
Onde: na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.
Dia 08/08 (terça-feira) – 09h30
Contação de Histórias
Com Rodrigo Campaneli.
Onde: na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.
Dia 09/08 (quarta-feira) – 09h30
Encontro com o Escritor
Com Bernadette Lyra.
Onde: na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.
Dia 10/08 (quinta-feira) – 14h30
Viver o Livro ao Vivo e em Cores
Peça teatral “A galinha dos ovos de ouro” com o Grupo de Teatro Campaneli.
Onde: no auditório da Prefeitura de Vitória.
Dia 11/08 (sexta-feira) – 09h30
Sarau de poesias e histórias
Com Samir Barcelos Lima.
Onde: na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.
Atividade voltada às crianças.
14h30 – Círculo de Leitura
Com Crônica, poesia e música da escritora Marilena Soneghet.
Leitora guia: Marilena Soneghet.
Onde: na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.
Dia 15/08 – 09h30
Encontro com o Escritor
Com Cristiane Tavares.
Onde: na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.
Dia 19/08 – 09h
Encontro com a escritora e contação de histórias
Com Eliana Zandonade do Grupo Chão de Letras.
Onde: no Parque Pianista Manolo Cabral.
09h30 – “Viver o Livro ao Vivo e em Cores”
Peça teatral “O Rei de Quase Tudo”
Com o grupo de teatro Rerigtiba
Onde: no Parque Municipal Pianista Manolo Cabral.
09h30 às 11h30 – Banca Troca de Livros e Gibis
Onde: no Parque Municipal Pianista Manolo Cabral
A história
Logo no surgimento do projeto “Viagem pela Literatura” as suas atividades tinham periodicidade mensal, depois passando para quinzenal até ganhar a frequência com que acontecem hoje: semanalmente.
Ao longo dos anos foram mais de 1.000 apresentações com um público estimado em mais de 150 mil participantes em atividades de contação de histórias, encontro com escritores, peças teatrais baseadas em livros da literatura, oficinas de arte, cursos e oficinas de contação de histórias, oficina de poesia, oficina de crônica, círculos de leitura, leitura nos parques e praça, saraus poéticos e ações com caixas-estantes (minibibliotecas) com livros e gibis que circulam em sistema de rodízio nos locais de pouco acesso ao livro.
Grupo Chão de Letras
Foi a partir do “Viagem pela Literatura” que surgiu em fevereiro de 2009 o grupo de contadores de histórias “Chão de Letras”.
“Esse coletivo surgiu graças às oficinas e aos nossos cursos de contação de história. Hoje se apresenta não só em atividades do Projeto como também em espaços diversos”, comenta Elizete.
“Neste ano, ampliamos uma das atividades do Projeto, o “Viver o Livro ao Vivo e em Cores”, que consiste na apresentação de peças teatrais baseadas em livros da literatura, com sessões no auditório da Prefeitura, tendo como participantes alunos das escolas da rede municipal de ensino de Vitória”, comemora a bibliotecária.
Premiações
Reconhecido por sua importância, o “Viagem pela Literatura” conquistou no ano de 2007 o selo do “Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura”.
No ano seguinte, em 2008, foi destaque nacional no Mapa de Ações do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) do Ministério da Cultura e Educação, com apresentações em pôsteres digitais no II Fórum do PNLL, em São Paulo.
Em 2012 conquistou o 1º lugar no “Prêmio Vitória Inovando”, na categoria “Gestão Participativa e Inclusão Social” da Prefeitura de Vitória.
No ano de 2014, por meio de edital recebeu o prêmio “Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas”, por meio da Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura.
Em 2018 conquistou o 1º lugar do prêmio “Ricardo Oiticica – O Melhor em Práticas Leitoras” – na categoria “Oralidade”, promovido pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer) e pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio.
Mais recentemente, neste ano, foi selecionado para apresentação em pôster digital no “14º Seminário Internacional Biblioteca Viva 2023 – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas/SP”.
Onde fica?
Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
Casarão Cerqueira Lima – Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro Histórico de Vitória.
Horário de funcionamento:de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.
Mais informações: (27) 3381-6926.
Prefeitura de Vitória
Palácio Jerônimo Monteiro – Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 – Bento Ferreira.
Parque Pianista Manolo Cabral
Acesso pela Rua Chapot Presvot, Praia do Canto ou Ruas Guilherme Serrano e Nicoleti Madeira, no bairro Barro Vermelho.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.