Mata Atlântica do Convento da Penha está seca; orientação é acender vela virtual

Mata Atlântica do Convento da Penha está seca; orientação é acender vela virtual

As inúmeras queimadas que atingem Espírito Santo, agravadas pela falta de água, atingem o Convento da Penha. É que a Mata Atlântica que cerca a área, em Vila Velha, está seca. Por isso, estão sendo feitas várias orientações, inclusive a de acender vela virtual no conventodapenha.org.br.

“Estamos acompanhando com preocupação a situação da seca em todo o país e também as queimadas, que inclusive atingem várias regiões do Espírito Santo. Diante disso, os franciscanos do Convento alertam os visitantes para que redobrem a atenção”.

A área de mata do Convento tem 50 hectares e abriga centenas de espécies de diferentes animais, além de uma rica diversidade de plantas e árvores. É um dos mais importantes “pulmões verdes” da cidade de Vila Velha e um dos mais necessários do Espírito Santo.

“A mata que circunda o Convento está muito seca! Por isso, pedimos: NÃO fume nas dependências do Santuário (desde o portão principal até a Capela). NÃO acenda velas fora do velário (que fica no Campinho). NÃO descarte lixo na mata, NÃO provoque queimadas e NÃO manipule animais”, orientam os franciscanos.

“Estamos vivendo o “Tempo da Criação”, ocasião oportuna para repensar o jeito de viver com toda a criação. Na carta do apóstolo Paulo aos Romanos, a imagem bíblica retrata a Terra como uma Mãe que geme como num parto (Rm 8,22). São Francisco de Assis compreendeu isso quando se referiu à Terra como nossa irmã e nossa mãe no seu Cântico das Criaturas. Os tempos que vivemos mostram que não nos relacionamos com a Terra como uma dádiva do nosso Criador, mas sim como um recurso a ser utilizado”.

Fonte: ES Hoje