Nesta terça-feira (9), Museu Capixaba do Negro lança projeto “Gira Mucane”
Prestes a completar 30 anos, no próximo dia 13, o Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), lança, nesta terça-feira (9) o projeto “Gira Mucane”.
A ação tem por objetivo fazer com que as formações culturais do espaço, bem como outras dinâmicas coordenadas pela equipe do museu, circulem pelos diferentes espaços sociais, equipamentos públicos da rede socioassistencial e outros coletivos.
O projeto se destina preferencialmente a estudantes, profissionais e cidadãos do município de Vitória e irá ofertar, até o final de 2023, oficinas de capoeira, dança afro e percussão, além de outras dinâmicas como palestras e debates relacionados ao tema étnico-racial.
“Esse projeto é importante, pois permite que o museu continue constantemente exercendo sua função social de contribuir a partir de reflexões e ações que dialoguem as relações raciais através de diferentes linguagens”, afirma o coordenador do espaço Jocelino da Conceição Silva Júnior.
Atualmente a sede do Mucane, no Centro Histórico de Vitória, passa por intervenções de restauro e manutenção em um investimento da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), por meio da Secretaria de Cultura (Semc), de mais de meio milhão de reais. A previsão para o término da obra é até o final do ano.
“Buscando a continuidade de nossas práticas formativas e na perspectiva de fortalecer o vínculo com a cidade e com seus equipamentos e coletivos, estamos oferecendo atividades formativas e oficinas temáticas que poderão ser realizadas dentro da dinâmica do coletivo, órgão ou escola solicitante”, esclarece Jocelino.
Poderão receber oficinas, atividades formativas e educativas, dinâmicas e outras interações propostas pela metodologia do Mucane instituições que realizarem agendamento prévio e planejamento organizado com a equipe.
Agendamento
As ações do “Gira Mucane” poderão ser agendadas por meio do link https://forms.gle/7MsjzE632ryNi91f8 onde todas as informações do equipamento solicitante devem ser preenchidas. A seguir, a equipe do Museu entrará em contato agendando uma reunião de planejamento e acolhimento para continuidade da parceria que visam complementar e aprofundar a experiência das relações e discussões étnicos-raciais em vigência.
Para organização da equipe do Mucane, a prioridade dos atendimentos in loco, serão para as escolas, equipamentos, coletivos e serviços que já atuam ou estão desenvolvendo ações e projetos com a temática étnico-racial.
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (27) 3222-4560 ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].
O Mucane
Com gestão da Prefeitura de Vitória, por meio da Semc, o Mucane foi criado em 1993, desde então segue sendo um espaço de produção de conhecimento atrelando diversas áreas de ensino das relações étnicos-raciais.
É um espaço de convergência de diversos serviços destinados à política de valorização, de preservação da memória e da identidade negra e de reconhecimento das suas produções culturais.
Sua história é construída por grandes pessoas negras que possibilitam e fazem deste espaço um ponto de encontro de saberes e memórias na cidade de Vitória.
O museu atualmente conta com atividades como: capoeira, dança afro, percussão, palestras ou momento formativo, além de contribuir com acompanhamento de projetos na área étnico-racial.
Fonte : PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui