Praça da Ciência realiza projeto Universo no Parque neste sábado (11)
O tema do projeto “Universo no Parque”, neste sábado (11), são as galáxias, esses conjuntos de corpos celestes que formam o universo. E quem convida o público para um bate-papo cósmico é Rodrigo Von Marttens, físico que atua na área de Cosmologia. Possui doutorado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde atualmente é pós-doutorando.
Pesquisas sobre a distribuição de galáxias no cosmos ao longo do tempo ajudam a aferir o grau de aglomeração dos objetos e compreender como isso afeta a evolução do universo.
Essas pesquisas utilizam simulação em computadores, incluindo os elementos físicos e os conhecimentos do comportamento do universo observado. Algumas hipóteses podem ser testadas possibilitando a comparação de propriedades do universo evoluído no computador com a do observado pelos pesquisadores.
“Entender o comportamento da distribuição das galáxias tem relação com os estudos sobre seres humanos, pois somos feitos de elementos químicos de estrelas e habitamos a periferia de uma galáxia, que por sua vez é apenas uma entre tantas outras no universo. Fica o convite para nosso bate-papo astronômico deste sábado”, disse Marttens.
O projeto
“Universo no Parque” é um projeto de divulgação científica do Departamento de Física da Ufes, desenvolvido pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), tendo os professores Davi Rodrigues e Júlio Fabris como responsáveis.
O objetivo é levar as discussões científicas sobre o Universo para o grande público, de modo que sejam difundidas para a sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico. O programa existe desde 2017, tendo mantido ciclo de palestras no Parque da Pedra da Cebola, no Parque Moscoso e no Parque da Vale.
Serviço
Universo no Parque: “Entendendo o universo através da distribuição das galáxias”
Quando: sábado (11), às 10 horas
Onde: Praça da Ciência. Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à praia da Guarderia)
Não é necessário inscrição e a entrada é gratuita.
Fonte : PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui