Sábado (29), terá mutirão contra o mosquito nos bairros Maria Ortiz e Goiabeiras
Neste sábado (29), será a vez dos bairros Maria Ortiz e Goiabeiras receberem o mutirão de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A ação, que acontecerá a partir das 7h30, contará com o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e com a equipe de limpeza da Central de Serviços.
Durante a força tarefa, será realizado recolhimento de entulhos e os ACEs ficarão responsáveis por alertar a população sobre as medidas que devem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito. Também ocorrerá a vistoria em reservatórios e tratamento para combater as larvas presentes em locais que acumulem água.
A população pode solicitar a visita dos agentes de endemias entrando em contato com Fala Vitória, pelo 156.
Mutirões
Durante os mutirões realizados nos bairros Grande Vitória, Inhanguetá, Universitário, Consolação, Gurigica, Penha, Itararé e São Benedito, os agentes de saúde visitaram 2.211 imóveis e trataram 807 depósitos.
Em maio, serão realizados dois mutirões. No dia 06 (sábado), em Resistência e no dia 20 (sábado), em Santo Antônio.
Ações
A Prefeitura de Vitória utiliza a tecnologia dos drones para ajudar a identificar os pontos de acúmulo de lixo e possível foco de proliferação de insetos. Devido à epidemia de dengue no Estado, o município intensificou as ações de combate ao mosquito.
Vitória iniciou, em fevereiro, uma grande ação de combate ao mosquito nos bairros de maior incidência de casos da doença.
Além desses mutirões, o município realiza ações diariamente para combater o mosquito Aedes aegypti. Entre essas principais ações de rotina diária, estão as vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d’água, controle de larvas em obras e carro fumacê.
Vitória também realiza visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos, para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes.
Como reforço às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), vem utilizando os carros pulverizadores de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), o popular fumacê, e também a aplicação portátil de remédio em becos e escadarias. Para o mês de abril, houve um aumento de 30% nas horas do carro fumacê.
Para dar ainda mais celeridade nos atendimentos aos casos de dengue e também a outras enfermidades, em um ato inédito, em uma única vez, a Prefeitura de Vitória nomeou 120 médicos aprovados em concurso público.
Fonte: PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui