2 mil pessoas alcançadas nas ações do primeiro final de semana em Vitória
O primeiro final de semana da campanha Praia Limpa 2023, cujo lançamento ocorreu na orla de Camburi, alcançou aproximadamente 2 mil pessoas, de forma direta, com as ações previstas no projeto, mesmo com a instabilidade do tempo devido às chuvas.
Sob o tema “Corpo, Mente Ambiente – Saúde é Praia Limpa”, as atividades seguem até o dia 29 deste mês, nas manhãs e tarde de sábados e domingo. A campanha é idealizada e coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA).
Dentre as atividades realizadas estão a apresentação de esquetes teatrais percorrendo as areias das praias e que visam, de forma descontraída, dialogar com a população sobre os temas restinga, balneabilidade, resíduos sólidos e guarda responsável de animais domésticos; e ações de limpeza ao longo da orla (água, areia, restinga).
Na ocasião também foi realizada a orientação sanitária à população quanto à aquisição e consumo de alimentos de forma adequada e sadia nas praias; informações para ambulantes e quiosques sobre o manuseio adequado dos alimentos tanto para o preparo quanto para o armazenamento; e conversas com trabalhadores das praias quanto ao correto procedimentos a serem adotados para que possam desenvolver suas atividades.
Mesmo com o dia chuvoso, grande contingente de frequentadores das praias do munício interagiu com as ações da campanha. Isso ajuda a sensibilizar as pessoas quanto ao seu protagonismo socioambiental para manutenção da boa qualidade de vida desse ambiente”, destacou a subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, Cristiane Stem.
Parcerias
A realização da campanha Praia Limpa é fruto do engajamento entre o poder público e diversos parceiros que se preocupam e atuam na preservação e conservação do ambiente praial. Dentre as parceiras presentes na campanha deste ano estão: Instituto Últimos Refúgios, Instituto Akhanda, Med Senior, Instituto Baleia Jubarte, Projeto Tamar, Vitória Divers, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Associação de Moradores da Ilha do Frade (Samifra), ONG Avalanche e Cesan.
Também participam o Instituto Unimed, Projeto Amigos da Jubarte/Instituto O Canal, Projeto Pegada, Projeto Vitória da Restinga, Instituto Ecomares, Projeto EcoFrade, Projeto Restinga – Ilha do Frade, Movimento Comunitário do bairro Santo Antônio, Associação de Moradores do bairro Jesus de Nazareth, artista NICO, local do bairro Jesus de Nazareth, e ONG Engenheiros Sem Fronteiras/Ufes. Destaque também para as secretarias municipais de Saúde (Semus), de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) e de Segurança Urbana (Semsu), além da Central de Serviços.
Neste ano, cerca de 240 voluntários participarão das ações da Campanha Praia Limpa, fruto da parceria estabelecida com 15 instituições parceiras que atuarão em conjunto na campanha Praia Limpa 2023.
Estandes ambientais à disposição da população
Estruturas de tendas em formato de estandes montadas nas praias dão suporte a todas as ações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), e parceiros.
Os estandes desse último final de semana contaram com projetos do meio ambiente, do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), do Instituto Baleia Jubarte e do Projeto Vitória da Restinga/Instituto Últimos Refúgios.
Passaram por eles, entre sábado e domingo, cerca de 400 pessoas, nos quais a população teve acesso a jogos educativos, orientações acerca dos temas da campanha Praia Limpa (restinga, resíduos sólidos, balneabilidade, guarda responsável de animais domésticos) e do ambiente praial (animais, solo, corais, etc.), e ficaram conhecendo mais das praias de Vitória e como contribuir para cuidar desses importantes patrimônios.
Calendário das ações – Campanha “Praia Limpa/Janeiro 2023”
Sempre a partir das 8 horas.
– Dia 14, sábado
Local: Ilha do Boi. Ponto de concentração: Praia da Direita. Realização de esquete teatral, com abordagem educativa aos frequentadores e trabalhadores nas praias e apresentação dos trabalhos das Instituições.
– Dia 15, domingo
Local: Ilha do Frade. Ponto de concentração: Em frente à Guarita de Segurança e Associação de Moradores Samifra. Realização de esquete teatral, com abordagem educativa aos frequentadores e trabalhadores nas praias e apresentação dos trabalhos das Instituições.
– Dia 21, sábado
Local: Prainha de Santo Antônio. Ponto de concentração: Quadra de esportes e academia popular. Realização de esquete teatral e circense, com abordagem educativa aos frequentadores e trabalhadores nas praias e apresentação dos trabalhos das Instituições.
– Dia 22, domingo
Local: Prainha de Jesus de Nazareth. Ponto de concentração: Próximo ao Bar do Bigode. Realização de esquete teatral e circense, com abordagem educativa aos frequentadores e trabalhadores nas praias e apresentação dos trabalhos das Instituições.
– Dia 28, sábado
Local: Praia de Camburi. Ponto de concentração: Em frente ao Monumento Gratidão, em homenagem aos profissionais da saúde. Realização de esquete teatral e circense, com abordagem educativa aos frequentadores e trabalhadores nas praias e apresentação dos trabalhos das Instituições.
– Dia 29, domingo
Local: Praia de Camburi. Ponto de Encontro: Arena Vitória.
Realização de esquete teatral e circense, com abordagem educativa aos frequentadores e trabalhadores nas praias e apresentação dos trabalhos das Instituições.
Fonte:PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.