20 de novembro de 2024: primeiro feriado negro

20 de novembro de 2024: primeiro feriado negro

“Quartou” com feriado. Muita gente não entendeu o motivo e tem calendário que sequer incluiu o 20 de Novembro como dia de descanso. Mas, anote aí: a partir desse 20 de novembro de 2024, em todo Brasil, se comemora o Dia da Consciência Negra.

O dia faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares, que dedicou sua vida à luta pela liberdade dos negros escravizados. Zumbi foi capturado e executado 1695. Ele liderava uma comunidade que se opunha à opressão e buscava autonomia em uma época em que a resistência à escravidão era severamente punida.

Zumbi dos Palmares é um dos maiores símbolos de luta contra a opressão de pessoas negras. A criação dessa data é uma resposta à invisibilidade enfrentada pela população negra no Brasil, com um chamado à reflexão sobre o papel de Zumbi dos Palmares e sobre a herança da resistência cultural. A data representa um marco de resistência e cultura afro-brasileira, destacando a importância da história, dos valores e das conquistas da população negra.

Em 2011, a data entrou no calendário oficial e passou a ser celebrada como o Dia da Consciência Negra, e já era considerada feriado em alguns estados e municípios. Mas foi somente em 2023 que o Congresso Nacional aprovou a lei que transformou o Dia da Consciência Negra em feriado nacional. Em 2024, a data será comemorada, pela primeira vez, em todo o país.

A história

A data da morte de Zumbi dos Palmares, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.

A escolha do 20 de novembro aconteceu no contexto de declínio da Ditadura Militar (final da década de 1970 em diante) e de redemocratização do país. O enfraquecimento da Ditadura deu força aos movimentos de oposição e aos movimentos sociais, como o movimento negro.

Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o movimento negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas. A participação desses grupos no cenário político deu certo resultado, sendo aprovadas medidas que tinham como proposta promover reparações históricas.

No caso do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a data foi criada por meio da citada Lei nº 12.519, no dia 10 de novembro de 2011, durante o governo de Dilma Rousseff. Inicialmente, essa lei não transformou a data em feriado nacional, assim os governos de cada estado e cidade do Brasil tiveram que optar por ser feriado ou não.

Fonte: ES Hoje