Morre o músico Elias Belmiro em praça de Vitória

Morre o músico Elias Belmiro em praça de Vitória

Por volta das 7 horas deste sábado (27), o carro da Polícia Civil, popularmente chamado de “rabecão”, passava na Rua Ubaldo Ramalhete, no Centro de Vitória, para recolher o corpo de um homem, que estava morto na calçada. Populares afirmaram se tratar do músico capixaba Elias Belmiro, renomado solista de violão e de grande expressão no cenário instrumental nacional.

Segundo pessoas que passaram próximo ao local onde o corpo de Elias foi encontrado, o músico morreu dormindo, após passar mal. Feirantes locais afirmaram que estava ele estava deitado desde as 2 horas da manhã na praça.

“A filha de um feirante chamou o socorro, mas ele aparentemente já estava morto. Estava naquela situação desde ontem (sexta) à noite”, contou uma moradora, que não quis se identificar.

Segundo populares, Elias costumava ficar próximo à Igreja do Carmo. Mas estava na Praça Ubaldo Ramalhete, onde ficam muitas pessoas em situação de rua. “Desde a noite (de sexta) estava cambaleando, inclusive pedindo aos seguranças ajuda para se levantar. Aparentemente, ele esticou ali na calçada e ali mesmo, passou mal e veio a óbito”, descreveu a moradora.

Problemas com álcool

Referência no violão contemporâneo do Espírito Santo, Elias emocionou o país em 2020 com sua história de superação, exibida no programa “Fantástico”, da TV Globo. Afastado da música devido ao alcoolismo, o violonista chegou a morar nas ruas de Vitória, mas recuperou-se após tratamento em uma clínica de reabilitação.

O fato, na época, chamou atenção de amigos e admiradores, que se mobilizaram para ajudar o artista em seu retorno à música – o que aconteceu no início de 2023, com a turnê “Reencontro”, que marcava o reencontro do artista com os palcos após a reabilitação.

Homenagem de cantora

A cantora capixaba Eliane Rowena publicou em suas redes sociais uma homenagem póstuma ao artista. Ela disse que “em sua última noite na terra, conversamos muito antes de dormir”.

“Meu amigo querido partiu para onde não há dor, não há sofrimento. Em sua última noite nessa terra, conversamos muito antes de dormir. Jesus foi o nosso tema principal, e a música celestial e seu enorme poder”, descreveu a artista.

E continuou: “Acariciei seus cabelos prateados e lembramos de tempos maravilhosos de arte e felicidade. Combinamos shows que acontecerão quando nos reencontrarmos. Hoje o céu recebe um violonista maravilhoso. “Deus nos deu, Deus levou, bendito seja o nome do Senhor””.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil para obter maiores informações, mas até a publicação da matéria, não obteve retorno.

Obras de Elias Belmiro

Em sua trajetória, Elias Belmiro alcançou projeção nacional e internacional por sua interpretação singular da obra de Heitor Villa-Lobos. Seu currículo reúne concertos como solista convidado na Espanha, Inglaterra, França e Alemanha, além da participação no Quinteto Maurício de Oliveira, em homenagem ao saudoso violonista Maurício de Oliveira (1925-2009), considerado o maior músico do Espírito Santo pela crítica especializada.

Em dezembro de 2021, Elias participou como solista convidado do concerto de Natal da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), sob regência do maestro Helder Trefzger. Na ocasião, tocou “Concerto para violão e orquestra de Aranjuez”, obra-prima mundialmente conhecida de Joaquim Rodrigo.

“Elias é um grande violonista e compositor. Sua obra é muito brasileira, a tirar por sua ligação e reconhecimento em executar a obra de Villa-Lobos. O choro também é muito presente em suas composições, então celebrar a sua obra é também exaltar o choro como um todo e, consequentemente, o choro capixaba”, comentou o músico e produtor Luccas Martins, que acompanhava o violonista e idealizou o espetáculo “Reencontro”.

Fonte: ES Hoje