Saiba onde procurar ajuda para parar de fumar na Grande Vitória
Quem deseja parar de fumar na Grande Vitória conta com a ajuda de serviços de saúde oferecidos, de forma gratuita, pelas administrações municipais. Confira abaixo onde procurar apoio.
Vitória
Em Vitória, o tratamento é ofertado nas 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade. Para ser atendido, o interessado deve procurar a unidade, com um documento de identificação, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência e fazer a solicitação.
A pessoa precisa agendar a sua avaliação clínica/consulta com profissional capacitado que, quando necessário, vai realizar o encaminhamento para o tratamento intensivo que estiver disponível no momento – em grupo ou individual. Todo tratamento ofertado segue o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde/PNCT.
Vila Velha
Os grupos de apoio, iniciativa do Programa de Tabagismo promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, dentro do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), acontecem em 15 Unidades de Saúde da cidade, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.
Quem tiver interesse em participar do Programa deve buscar uma das Unidades de Saúde e se cadastrar. É feita uma entrevista onde a equipe faz a anamnese do munícipe, para saber se ele tem comorbidades, alergias e, a partir daí, é definido como será o seu tratamento: uso de adesivos, medicamento ou goma mastigável, que são entregues pela própria Unidade de Saúde.
Além disso, os inscritos participam de reuniões semanais, onde são abordados temas diversos, como os prejuízos causados pelo cigarro à saúde. Também recebem orientações sobre como o organismo reage aos primeiros dias sem cigarro, aprendem exercícios de relaxamento, entendem porque há ganho ou perda de peso ao parar de fumar e também como se manter longe do cigarro.
Em Vila Velha, os munícipes podem se inscrever para participar do Programa de Tabagismo nas seguintes Unidades de Saúde: Jaburuna, Coqueiral de Itaparica, Araçás, Ibes, Divino Espírito Santo, Jardim Colorado, Vila Garrido, Dom João Batista, Ataíde, Paul, São Torquato, Barramares, Ulisses Guimarães, Barra do Jucu e Ponta da Fruta.
Cariacica
A Secretaria de Saúde de Cariacica (Semus) conta com o Programa Municipal de Apoio à Pessoa Tabagista, que funciona em cinco Unidades Básicas de Saúde: Jardim América, Santa Fé, Jardim Botânico e Nova Canaã, Flexal 2.
A pessoa que quer parar de fumar deve fazer a inscrição na unidade que oferece o programa. O usuário já sai da inscrição com data de avaliação agendada. Após as quatro sessões, quem conseguiu parar de fumar começa a participar de sessões quinzenais e pode ser acompanhado por até um ano para evitar recaídas. E quem não conseguiu parar pode passar por novo acolhimento e reiniciar o programa, que tem foco na mudança de hábitos.
Viana
Já em Viana, todas as 18 unidades de saúde ofertam tratamentos e orientações para quem deseja parar de fumar. Contudo, neste caso, é preciso pedir um encaminhamento médico.
Guarapari
A Prefeitura de Guarapari também desenvolve um programa para ajudar as pessoas a pararem de fumar e ter uma vida mais saudável. A Secretaria de Saúde presta o atendimento de forma individual as pessoas, com tratamento medicamentoso ofertado pelo Instituto Nacional do Câncer (inca). Os interessados em participar do programa devem procurar a secretaria, de segunda a quinta-feira, das 12h às 18h, e na sexta, de 8h às 14h.
Fonte: G1
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.