Pazolini visita obras da EMEF Paulo Roberto,em São Benedito, que está com 90% das obras concluídas e será inaugurada em fevereiro

Pazolini visita obras da EMEF Paulo Roberto,em São Benedito, que está com 90% das obras concluídas e será inaugurada em fevereiro

Com 90% das obras concluídas, o novo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Roberto Vieira Gomes, em São Benedito, será a 31ª escola em tempo integral em Vitória. Na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito Lorenzo Pazolini visitou as obras na rotina de inspeções dos empreendimentos em andamento na cidade. O novo prédio contará com dez salas de aula, quadra poliesportiva, biblioteca, entre outros espaços.

A EMEF Paulo Roberto existe há aproximadamente 50 anos. O prédio antigo, que possuía apenas quatro salas de aula e área construída de 300m², foi desativado em maio de 2017, em função do risco de deslocamento de uma rocha no alto do morro. Para construir a nova escola, foram necessárias três obras: duas de contenção de encostas e uma de demolição do antigo prédio.

“A comunidade de São Benedito aguardou mais de trinta anos para ter uma escola de qualidade no bairro. Esse sonho agora é realidade. Estamos com 90% das obras concluídas. Falta só o acabamento. Em fevereiro de 2025, teremos mais uma nova escola em tempo integral e climatizada. Chegamos com quatro escolas em tempo integral e já temos trinta funcionando”, disse o prefeito.

O vereador Luiz Paulo Amorim também participou da visita e falou sobre a importância da Emef para a comunidade. “A educação tem o poder de transformar e a gente tem que dar oportunidade a todos. Não é só aqueles que estão lá no bairro de classe A, mas aqui também para que possa ter a mesma condição de disputar as vagas, com qualidade de vida que trará para as pessoas.”

“Aquilo que era um sonho, virou realidade. Agora as crianças vão ter um ensino de qualidade e ensino, que equipara a qualquer bairro de Vitória”, disse o vereador eleito Baiano do Salão.

Vereadora por cinco mandatos, Neuzinha de Oliveira estudou na antiga sede. “Foi a luta por melhores dias para a educação das crianças de São Benedito que me fez líder comunitária e depois vereadora. Já participei de seis ou sete ordens de serviço. Hoje, vejo este sonho de criança tornar-se realidade”, comemora.

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner afirmou que São Benedito já conta com bons professores e ensino de qualidade. “Estamos trazendo uma nova estrutura física que garante dignidade para nossas crianças e para os profissionais da educação”, disse.

Também participou da visita às obras a vice-prefeita eleita de Vitória e coordenadora da equipe de transição Cris Samorini. “Essa obra demonstra que a administração faz a escuta real da comunidade e atende as justas reivindicações. É uma obra com muita qualidade e executada com carinho pelos profissionais”, afirmou.

O líder comunitário da região, Ronalt Ribeiro, também acompanhou a visita. “Foram muitas dificuldades. Todas superadas. Agora estamos na reta final. Essa obra demonstra o compromisso da administração com as pessoas de São Benedito”, agradeceu.

Nova Estrutura

O novo prédio da Emef Paulo roberto conta com pavimento térreo, que tem 113,89 m², abriga a entrada de serviço e o acesso principal à escola, por meio de rampa e escada; estacionamento com quatro vagas para automóveis, quatro vagas para motos e bicicletário com seis vagas; reservatório inferior, casa de bombas e subestação elétrica.

O primeiro pavimento tem 840,07 m² de área e abriga a secretaria, arquivo, direção, salas diversas, cozinha, refeitório e banheiros. No segundo pavimento, com 812,33m², foram construídas salas de aula, biblioteca, coordenação e banheiros.

No terceiro pavimento, além das salas de aula foram instaladas a coordenação, mini-auditório/sala de vídeo, banheiros, quadra poliesportiva e vestiários. A quadra de esportes terá mais um acesso independente, através de rampa ligada a escadaria existente no bairro.