Estudantes assumem o comando da cidade por um dia como Prefeito e Secretários de Vitória
Imagina ter a chance de comandar as decisões da cidade por um dia! Assim foi para 32 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Vitória, na sexta-feira (22), quando assumiram o papel de “Prefeito e Secretários por um Dia”, vivendo uma experiência única de protagonismo e cidadania. A iniciativa busca despertar nos estudantes o senso de responsabilidade, liderança e participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
A ação faz parte da Semana Municipal de Infância e da Adolescência, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) e instituída pelo decreto nº 17.239/2017. O tema norteador para engajar os estudantes é: “O que você pensa sobre uma cidade inteligente, humana e sustentável?”. Para participar, estudantes que são engajados em atividades de protagonismo nas unidades de ensino, como Grêmio Estudantil, Rádio Escola, Representantes de Turma e Estudantes Conselheiros, fizeram uma inscrição.
O grupo de estudantes chegou, ainda bem cedo, às secretarias onde desfrutaram da experiência, divididos conforme os interesses demonstrados pelos próprios estudantes. Assim, ao longo do dia, puderam acompanhar de perto secretários e secretárias municipais, além do prefeito Lorenzo Pazolini. Na parte da tarde, eles foram reunidos na sala de reuniões da PMV para dialogar sobre a experiência.
“Quero parabenizar todas os estudantes que vivenciaram essa experiência tão enriquecedora. A iniciativa ‘Prefeito e Secretário por um Dia’ é uma oportunidade única de fortalecer o protagonismo estudantil e promover o senso de cidadania e responsabilidade. Agradeço aos colegas secretários pelo apoio e engajamento, que possibilitaram a realização dessa ação, oferecendo vivências significativas e inspiradoras para os estudantes”, disse a secretária de Educação, Juliana Rohsner.
Os estudantes Gustavo Ferreira e Leticia Lacerda, do 9º ano da Emef Suzete Cuendet, que fica em Maruípe, viveram como prefeitos da cidade por um dia e falaram sobre a experiência. “Pudemos perceber como o serviço público é complexo e demanda muita expertise, organização e dedicação por parte dos servidores, que tem a missão diário de garantir que a cidade esteja em pleno funcionamento. Foi incrível ver o tamanho e dimensão das responsabilidades de cada pasta”, observou Gustavo.
Letícia destacou que a experiência foi gratificante e transformadora. “Aprendemos bastante neste dia e pudemos ver de perto muitas coisas acontecendo na prática. Vou levar esse aprendizado por toda a minha vida”, disse.
Heitor Souza Araujo, do 4º ano, e Micaelly Vasconcellos, do 5º, vieram da Emef em Tempo Integral José Lemos Miranda, que fica no bairro Comdusa, para participar de um dia intenso de atividades junto com a secretária de Educação. Eles participaram de reuniões, conheceram os setores da Seme e também acompanharam a secretária numa visita técnica a uma obra de construção de uma unidade de ensino.
“Foi um dia maravilhoso. Nós não fazíamos ideia de que Vitória tem mais de 42 mil estudantes e mais de cem escolas. Tivemos uma oportunidade única de ver como eles cuidam de tudo isso, com muita responsabilidade e dedicação. Agradecemos muito à secretária Juliana pela recepção carinhosa e pela oportunidade”, disseram os estudantes.
Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho
Ana Lara Ferreira e João Vitor Araujo, estudantes do 8º ano da Emef Neusa Nunes Gonçalves, que fica em Nova Palestina, acompanharam as atividades na Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), junto à secretária em exercício da pasta, Flávia Alves. Eles tiveram uma grande oportunidade de fortalecer a consciência sobre direitos humanos, trabalho e cidadania.
“O projeto ‘Prefeito e Secretários por um Dia’ é uma iniciativa transformadora que aproxima os jovens da administração pública, permitindo que vivenciem na prática a importância da cidadania e do compromisso com o bem comum. É um privilégio receber Ana Lara e João Vitor e contribuir para que esses jovens ampliem sua visão sobre a gestão pública e o impacto de políticas sociais em nossa cidade”, afirmou a secretária.
Meio Ambiente
Na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), os estudantes Rayan Carlos Machado e Maria Luiza Guerra, do 9º ano, puderam conhecer de perto o dia a dia da secretaria, além de aprender sobre aprender sobre as atividades e setores que compõem a pasta. O secretário Tarcísio Föeger ressaltou a importância dessa iniciativa.
“Nós estamos recebendo os estudantes aqui da rede municipal. É muito importante porque eles estão conhecendo a realidade dos serviços realizados pela Semmam, além de compreenderem melhor o trabalho desenvolvido em nossa cidade”, ressaltou.
Cultura
José Hartur Matos e Kathellen Eduarda, estudantes do 6º e 9º ano da Emef Alberto de Almeida, localizada em Santo Antônio, acompanharam a rotina da Secretaria de Cultura, sendo recebidos pelo secretário Eduardo Henning. Na avaliação do gestor, a iniciativa é uma oportunidade de diálogo com uma geração atenta e crítica, além de possibilitar que os participantes experimentem a realidade da administração pública.
“Eles circulam pela secretaria, observam, participam e dão opinião. É uma experiência sensacional, e estamos honrados em fazer parte desse projeto”, afirmou.
Desenvolvimento, Turismo e Inovação
Ana Júlia Luzes, do 7º ano, e Nicolas Alves, do 9º ano, ambos estudantes da Emef Adílson da Silva Castro, localizada no bairro Monte Belo, tiveram a oportunidade de atuar como “Presidente por um Dia” na Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), como parte do programa educativo “Jovem Gestor Municipal”. Durante a ação, os alunos conheceram de perto o funcionamento da Companhia e participaram de uma reunião com diretores e gestores das três pastas, onde aprenderam sobre as operações e projetos em andamento.
Além disso, exploraram iniciativas de turismo de forma prática, como a experiência imersiva de visitar pontos turísticos de Vitória por meio de óculos de realidade virtual, e conheceram as principais instalações da empresa. A vivência incluiu interação com os colaboradores e uma abordagem lúdica da rotina de liderança. A iniciativa, que alia educação e diversão, reforça o compromisso da CDTIV com o engajamento e a valorização das futuras gerações.
“A experiência de proporcionar aos jovens a oportunidade de vivenciar a rotina de liderança é extremamente enriquecedora, tanto para eles quanto para nós. O programa ‘Jovem Gestor Municipal’ é uma forma de mostrar na prática como funcionam as operações da CDTIV, estimulando o interesse pela gestão pública. Ver a curiosidade e o entusiasmo da Ana Júlia e do Nicolas nos inspira a continuar investindo em ações que unam educação, tecnologia e desenvolvimento humano. Estamos plantando sementes importantes para formar os líderes do futuro”, destacou Bárbara Ohanna, Diretora de Inovação da CDTIV.
Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana
Os estudantes Tales Heitor Carneiro e Matheus Pereira Santos, da Emef Ceciliano Abel de Almeida, que fica no bairro Itararé, foram recebidos pelos técnicos da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), além do secretário Alex Mariano, que deram atenção nos vários setores do órgão.
Sobre a experiência, Tales destacou o serviço Porta a Porta, que transporta cadeirantes com horário marcado para diversas atividades. Ele também elogiou a beleza da cidade iluminada e o aprendizado observando como se dá o trabalho de manutenção de postes, das lâmpadas e fios de energia. Matheus, por sua vez, admirou o funcionamento da Central Semafórica de Vitória. “Não sabia que o tempo dos semáforos poderia ser ajustado numa sala em tempo real melhorando o trânsito. Boa iniciativa para os carros andarem mais rápido”, elogiou.
Gestão e Planejamento e Secretaria de Governo
Kevin Correa, do 8º ano, e Guilherme Silveira, do 6º ano, acompanharam as atividades desenvolvidas pelas Secretarias de Gestão e Planejamento (Seges) e Secretaria de Governo (Segov). Kevin relatou que ficou impressionado com a estrutura da pasta, e que tem o sonho de se formar em administração. “Foi gratificante ver como as coisas acontecem no dia a dia, foi uma experiência única. Pretendo me formar como administrador no futuro, quem não sabe eu não venha trabalhar aqui um dia”, brincou o estudante.
Guilherme também aprovou a experiência, destacando que ficou encantado em poder ver de perto como é o funcionamento da administração municipal. Além disso, destacou a iniciativa dos leilões de bens inservíveis. “Eu gostei muito de saber como funcionam as secretarias no dia a dia, e descobri muitas coisas novas. Não sabia que a prefeitura leilova os bens que não servem mais, para garantir novos recursos e o melhor funcionamento da PMV“, contou.
“Receber os secretários por um dia foi uma experiência incrível e um momento de troca de conhecimento mútuo. É um momento em que podemos ouvir sobre a realidades destes jovens, entender suas expectativas, sonhos e projetos de vida. Para os mini secretários, é uma oportunidade de conhecer os projetos do município e ver de perto as iniciativas que atendem suas comunidades e a toda a cidade”, afirmou o secretário Régis Mattos Teixeira.
Obras
A estudantes da Emef Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha, Victória Borgo, do 8º ano, e Marina Zucateli, do 7º ano, conheceram a rotina de trabalho dos engenheiros e arquitetos que planejam e executam os trabalhos na Secretaria Municipal de Obras (Semob). Na segunda metade da manhã visitaram as obras do Cmei Sebastião Perovano, que está em construção no Jabour.
“Foi uma experiência bem legal. A gente conheceu a secretaria e depois vistamos a obra de construção da escola”, disse Victória. Marina também gostou da experiência: “Aprendemos muitas coisas. Conhecemos o secretário, que apresentou todo o pessoal da secretaria, passando pelo administrativo, projetos, execução de obras, licitação. E visitamos a obra, onde foi explicado cada passo da construção de uma escola”, relatou.
O secretário de Obras Gustavo Perin disse ser uma experiência enriquecedora a visita dos estudantes a uma obra e em acompanharem por um dia o trabalho dos profissionais da secretaria de obras. “Experiência boa para eles e para nós. Afinal é para eles que trabalhamos, construindo e reformando escolas e ofertando serviços públicos de qualidade”, disse.
Saúde
Os estudantes do 7º Ano da Emef Vercenílio da Silva Pascoal, Juliana Muniz, 13, e Luiz Miguel Teixeira, 13, visitaram diversos espaços da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Viram como Vitória vem se preparando para enfrentar o mosquito Aedes aegypti e a dengue, conheceram a Central de Transporte Sanitário e suas ambulâncias, visitaram a Casa Rosa e a Escola Técnica do SUS (ETSUS).
Juliana e Luiz afirmaram ter gostado muito da experiência especialmente por ser algo diferente do que veem em suas rotinas e ficaram impressionados com todo o cuidado que a dengue demanda da rede municipal de saúde. “Eu não sabia que havia tantos casos de dengue na cidade e que era tão sério”, afirmou Juliana, complementando que o trabalho da Saúde na prevenção é o melhor pras pessoas, pois evita que elas adoeçam.
“Gostei de ver sobre a quantidade de coisas que são feitas pra prevenir a dengue, até mesmo usando tecnologia como drones. Como secretário de Saúde ajudaria as pessoas a entenderem que elas podem fazer muito contra a dengue não deixando a água parada”, explicou Luiz Miguel.
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destacou a importância dessa ação para formação da cidadania desde a infância e adolescência. “Além dos estudantes aprenderem sobre diversas profissões e como elas se relacionam no cuidado à saúde das pessoas, eles também aprendem conceitos importantes sobre autocuidado em saúde, como no caso da prevenção da dengue por exemplo, e podem ser multiplicadores de informações importantes para eles e também para suas famílias, colegas e comunidade”.
Desenvolvimento da Cidade e Habitação
A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) recebeu os estudantes Tayran dos Santos, do 8º ano, e Leticia Louvem, ambos da Emef Elzira Vivacqua dos Santos, localizada em Jardim Camburi. Eles atuaram como “secretários por um dia” e foram recebidos pela equipe da pasta. Durante o dia, os alunos aprenderam sobre os serviços desempenhados pela secretaria nas áreas de Habitação, Gestão Urbana e Controles Urbanos.
“Esta atividade é muito interessante e importante, pois mostra às crianças a importância do trabalho público, formando cidadãos mais conscientes do nosso trabalho, que é cuidar da cidade”, afirma Luciano Forrechi, secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação.
Esportes e Lazer
Thales Alves Souza, 5º ano, e Maria Eduarda Martins, 8º ano, da Emef Amilton Monteiro da Silva, que fica em Mario Cypreste, tiveram a oportunidade de vivenciar uma manhã como responsáveis pela Secretaria de Esportes e Lazer de Vitória. No início, participaram de um bate-papo para entender melhor o funcionamento do dia a dia de um gestor esportivo. Em seguida, exploraram diferentes setores do Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão, desde o administrativo até o ginásio.
Acompanhados pelo secretário Rodrigo Ronchi, os estudantes participaram de reuniões importantes e visitaram locais onde funcionam projetos da secretaria, como os de ginástica artística, rítmica, balé e futsal.
“Foi uma experiência maravilhosa. Thales e Maria Eduarda participaram ativamente das nossas ações, visitaram núcleos esportivos, conheceram a hidroginástica no Tancredão e ainda participaram de agendas no gabinete com representantes de federações e vereadores. Um lindo projeto, conduzido com maestria pela Educação”, destacou o secretário Rodrigo Ronchi.
Fazenda
Na Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), Jhon, 14 anos, e Maria Júlia, 13, estudantes da Emef Experimenfal de Vitória-Ufes, se reuniram com a secretária Neyla Tardin. Durante o encontro, foi servido um café da manhã aos adolescentes, que puderam se informar sobre as atribuições da secretária e da pasta.
Os estudantes também visitaram alguns setores da Semfa, como o prédio da Subsecretaria se Tecnologia da Informação e os departamentos que cuidam de pagamento e contabilidade. Acompanhados da secretária, Jhon e Maria Júlia ainda participaram de uma reunião do Comitê de Controle dos Gastos Públicos (CCGP).
“Foi uma experiência ótima traduzir para os alunos o papel de um secretário de Fazenda, a importância dos tributos para a sociedade e como equilibrar isso sem onerar o cidadão. Conversamos sobre como o dinheiro dos impostos volta para a cidade em obras, novas escolas, segurança e saúde”, disse a secretária de Fazenda.
Assistência Social
A Secretaria de Assistência Social de Vitória amanheceu com três secretárias no comando da pasta. Com isso, estavam à frente da pasta além da secretária titular Cintya Schulz, as estudantes da rede municipal Jamily Beguem Moraes, de 13 anos, e Heloísa de Vilhena Queiroz Vilela Zacharias, 12.
No exercício como secretária de Assistência Social, as alunas tiveram a oportunidade de conhecer de perto a atuação dos trabalhadores desde o planejamento, gestão até o desenvolvimento das ações nas unidades de serviços socioassistenciais nos territórios da cidade.
Na agenda do dia, as secretárias de Assistência Social participaram de um café da manhã no gabinete com a presença das subsecretárias de Proteção Social Básica, Graziella Lorentz, da Proteção Social Especial, Carla Scardua, a assessora adjunta Clarice Imperial, além da secretária-executiva Ingrid Holenstain e a chefe de gabinete Ionara Cunha Mendonça.
Em seguida, fizeram um bate-papo onde falaram sobre as funções e os desafios da secretaria e foram visitar os espaços administrativos da pasta, para conhecer o trabalho das equipes. Depois de ter uma visão geral do funcionamento da Assistência Social, elas foram conhecer de perto o Centro de Vivência para crianças de zero a seis anos, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jucutuquara e o Restaurante Popular.
Estudantes da Emef em Tempo Integral (Emef TI) Anacleto Schineider Lucas, as estudantes avaliaram como muito legal a experiência. “Aprendi muita coisa que não sabia sobre a Prefeitura de Vitória, sobre seu funcionamento. A gente acha que é muito fácil, que é só mandar que acontece. Mas é muito mais que isso. E percebi que nenhuma secretaria, setor trabalha sozinho é tudo interligado”, comentou Heloísa.
Jamily disse que ficou surpresa com tudo que viu nos espaços de atendimento vinculados à Secretaria de Assistência Social. “A gente ve nos filmes que os abrigos são sempre lugares abandonados, tristes, destruídos. Aqui, visitamos o Abrigo de crianças de zero a seis anos e é uma gracinha, as pessoas são simpáticas”, contou Jamily. “Lá parece uma casa normal, de uma família comum”, acrescentou Heloísa.
Para a secretária titular da pasta, Cintya Schulz, a participação das estudantes é importante para que possam vivenciar e dialogar com quem toma decisões importantes para a vida das pessoas. “Elas vieram com muita curiosidade, fizeram perguntas muito inteligentes e com uma escuta muito apurada. Minhas colegas por um dia são extremamente competentes e foi uma honra dividir a manhã aprendendo com Heloísa e Jamily”, comentou a Cintya.
Editora e proprietária do Makeupzetum, um espaço dedicado ao universo da beleza feminina. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique aqui e me siga no instagram