Secretaria de Educação recebe líderes de turma da EJA
Dialogar sobre responsabilidades, expectativas e reivindicações. Líderes de turmas de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) se reuniram no auditório da Secretaria de Educação de Vitória. O objetivo da atividade é o fortalecimento da participação estudantil na gestão escolar.
Com dinâmicas de participação e momentos de diálogos, a atividade promoveu o exercício de experiências de incentivo à fala e escuta, que reverberam na participação dos estudantes como atores sociais que exercem atuação ativa com sua própria forma de se manifestar nos espaços de diálogo e decisão daquilo que acontece nas unidades de ensino.
“Achei muito importante, gostei muito dos diálogos, das conversas que tivemos. Gostei muito da participação das colegas. Estou trabalhando, vou me esforçar muito mais para termos uma escola ainda mais feliz. Sempre eu quis participar, ter essa vivência escolar. E hoje eu sou estudante do segundo segmento e cooperando com meus colegas. Parabéns à organização por essa noite”, detalhou Lucia Menenguci, 60 anos, matriculada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, localizada em Maruípe.
A Gerência de Gestão Escolar, por meio da Coordenação de Acompanhamento aos Conselhos de Escola e Colegiados Estudantis, organizou o encontro para as turmas do noturno. No próximo dia 29, um novo encontro será promovido para os estudantes da EJA que fazem aulas durante o dia.
À frente da GGE, a gerente Jacqueline Bressan frisou a importância da participação dos estudantes nos espaços de decisão da escola. “É uma alegria ter aqui os representantes da EJA, nós sabemos o quanto vocês são importantes sendo voz dos colegas de vocês. E orientamos que vocês façam ao menos uma reunião mensal com as lideranças da escola, que fortaleçam esse espaço de representação que é de vocês”, incentivou.
Lideranças nas escolas
Durante o encontro de líderes, o coordenador de Acompanhamento aos Conselhos de Escola e Colegiados Estudantis, Rafael Leite, falou um pouco sobre o papel e as responsabilidades dos líderes de turma.
“É o nosso primeiro encontro com os representantes de turma da Educação de Jovens e Adultos e estamos aqui para dialogar. Queremos mais ouvir vocês, que são lideranças nas unidades de ensino, do que falar. Os representantes são eleitos pelos colegas de turma e são o elo com a escola para levar questionamentos, reclamações e ideias para melhorar ainda mais a qualidade do ensino ofertado”, destacou.
Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Viviani Cosme celebrou o momento de encontro entre os estudantes. “A gente está muito feliz que essa mobilização esteja acontecendo na EJA. Vocês estão aqui porque querem. Vocês estão aqui porque acreditam na escola. Estamos muito felizes de ter conseguido organizar esse momento. Nós queremos que a EJA tenha oportunidades. A representação de turma é a representação de um coletivo”, disse.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.