Livro coletivo do Clube de Leitura Crianças Mágicas será lançado na Emef Otto Ewald Junior

Livro coletivo do Clube de Leitura Crianças Mágicas será lançado na Emef Otto Ewald Junior

Um livro escrito a muitas, muitas mãos. Dandara e Mateus são muito amigos, eles moram em Itararé e, um dia, decidem pegar um atalho a caminho da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otto Ewald Junior, onde estudam. Mas, de repente, uma tempestade com neblina acontece e os dois se perdem, indo parar numa casa que parecia abandonada. Dandara decide entrar e, para surpresa dos dois, eles encontram um mundo de livros por lá!

As muitas histórias descobertas naqueles livros, a volta pra casa, a transformação da casa em uma biblioteca e a realização de um piquenique literário estão escritos e ilustrados na obra “As aventuras de Dandara e Mateus”, um livro coletivo de autoria 250 estudantes, do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental, frequentadores do Clube de Leitura Crianças Mágicas, projeto coordenado pela professora Viviana Quintas.

“Nossos estudantes são os grandes protagonistas desse momento. Ao longo do primeiro semestre, desenvolvemos uma série de atividades no Clube de Leitura Crianças Mágicas, entre elas, o desenvolvimento do livro ‘As aventuras de Dandara e Mateus’. A proposta de escrever o livro veio dos estudantes, que agora são autores, estrelas literárias. O objetivo é desenvolver o gosto pela leitura e escrita, mas além disso, nossos estudantes têm a certeza que podem realizar seus sonhos. Essa é a marca que queremos deixar nas vidas deles, que se tornem pessoas criativas e brilhantes, que acreditem no próprio potencial”, destacou a educadora.

A professora contou ainda que alguns estudantes estão escrevendo suas próprias histórias.

Anna Lucya Costa, estudante do 2° ano, é uma das ilustradoras da obra. “Eu amo desenhar. Eu desenhei muitas partes, a que eles estavam na biblioteca e com a tia Viviana também. Eu amei, eu nunca fiz isso antes, escrever um livro com meu amigos e desenhar o livro, foi muito legal. A gente se divertiu muito!”

Dia de autógrafos

Ao longo desta semana, a Emef Otto Ewald recebeu as famílias dos estudantes escritores para uma manhã de autógrafos e o lançamento do livro. Nesta sexta-feira (07), foi a vez das turmas do 2º ano. Acompanhar de perto as atividades e ver as crianças como escritoras, assinando o livro criado por elas, emocionou mães e pais presentes no auditório da escola.

“É gratificante o trabalho da escola, de mostrar livros, desenvolver a leitura. As crianças estão um pouco afastadas disso. Eu não esperava ver meu filho escrevendo um livro”, afirmou Sandro Ramos, pai de Lauro Fernando.

Eleziane Santos, mãe de Luiz Miguel, não conseguia esconder o sorriso e o orgulho. “Fiquei muito feliz com esse projeto, esse trabalho. Eu já tinha noção do planejamento porque foi falado na reunião, no início do ano. Mas foi surpresa, até depois da pandemia, ainda mais ele do segundo ano. Mas estou muito feliz. É gratificante pra nós ver um trabalho desse com nossos filhos”, destacou.

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, esteve também na escola, prestigiando o lançamento do livro dos estudantes. “O percurso da escrita desse livro faz diferença. O trabalho dos professores com os estudantes faz diferença. O olhar da escola para a dignidade dos estudantes. Isso é política pública. Mais do que comprar acervo para a biblioteca escolar, proporcionar a eles esse percurso, descobrir escritores, ilustradores, talentos que eles têm, isso é o que faz a diferença. Que a escola Otto Ewald sirva de inspiração para muitas outras. O livro está incrível e a história muito gostosa de ser lida”, ressaltou a gestora.

A diretora da unidade de ensino, Sueli Vaillant, agradeceu às famílias pela presença e destacou a importância da parceria entre a escola, mães, pais e responsáveis.

“Inicio agradecendo muito a presença das famílias. É um dia muito especial para nós, para nossas crianças, que é o encerramento de uma etapa do projeto Crianças Mágicas. Reforço a importância de mães e pais estarem aqui, junto com a gente. Nós iniciamos o movimento com a professora Viviana, em parceria com toda a equipe, e o nosso foco é a leitura, a aprendizagem dos nossos estudantes. E vocês, mães e pais, são grandes incentivadores dos filhos de vocês. A presença de vocês, a parceria de vocês faz a diferença no aprendizado dos nossos estudantes”, disse.

A escrita do livro

A construção do livro ocorreu de maneira coletiva com todos os 250 estudantes do Clube de Leitura, do 1º ao 4º ano. Durante as aulas do clube, a professora Viviana contou que trabalhou com as crianças a estrutura da narrativa (introdução, desenvolvimento e conclusão) e cada turma desenvolveu uma parte da história.

A primeira turma desenvolveu a introdução e as turmas seguintes liam o que já tinha sido escrito para darem continuidade à história, acrescentando novos elementos, personagens e cenários para o enredo. A última turma realizou a conclusão da história. Depois que o texto foi escrito na totalidade, os estudantes fizeram a correção e ajustes e dividiram os trechos para as ilustrações.

“O engajamento e envolvimento dos estudantes nos surpreendeu, eles ficaram extremamente animados e empolgados com o processo de escrita e ilustração do livro”, contou a professora.

O projeto Clube de Leitura Crianças Mágicas desenvolve o gosto pela leitura e escrita, estimulando o protagonismo, a criatividade e muitas outras habilidades. E essa é a marca que a escola, segundo a professora, quer deixar nas crianças da comunidade: que elas cresçam acreditando no seu potencial, que desenvolvam as suas potencialidades e se tornem pessoas criativas e brilhantes.

“Gostar de ler e escrever envolve hábito e incentivo. Nesse sentido, a escola tem um papel de importância em semear o gosto pela leitura e escrita. Cultivar o ato de ler por fruição é uma necessidade urgente e precisamos ensinar aos educandos a desfrutar prazerosamente do momento de leitura e escrita”, afirmou Viviana.

Envolvimento

Coordenadora do Clube de Leitura, a professora Viviana Quintas acredita que o projeto eterniza o protagonismo e deixa um legado para a vida dos estudantes. Além de ampliar o desenvolvimento da capacidade de compreensão e produção de textos, das relações entre eles e a realidade do mundo. Contribuindo para formar leitores como possibilidade de acessar conhecimentos com fruição, em diferentes ambientes, possibilitando ampliar os espaços-tempos destinados à leitura e o acesso a variados textos em diferentes suportes, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita dos estudantes.

“Gostaria de ressaltar que o trabalho só foi possível graças ao engajamento de toda equipe escolar, todos se empenharam e se engajaram muito para que os nossos educandos tivessem esse privilégio de escrever um livro. Direção, pedagogas, professores, estagiários, a bibliotecária e muitos outros profissionais que atuaram para oportunizar esse momento aos educandos”, detalhou a educadora.

Para a pedagoga Chanele Modesto da Silva, a avaliação é de que o projeto motiva, impulsiona e empodera os estudantes para serem protagonistas de suas vidas e histórias. “Oportunizar uma criança a escrever um livro contribui para que os sonhos se tornem realidade, além de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem e consolidação da alfabetização. A equipe está muito feliz com essa ação concretizada com louvor”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Vitória.