Gestores da assistência social participam de encontro de monitoramento
Valorização, direcionamento, articulação, formação, processo, desafios, integralidade, direito ao acesso, público prioritário. A responsabilidade pela família é de todos. Essas são palavras que melhor expressam o resultado do Encontro de Monitoramento do Plano Estratégico da Semas, apontadas pelos 90 gestores do Sistemas Único da Assistência Social (Suas) e da Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) de Vitória, que participaram do evento.
Para a coordenadora do Núcleo de Integração Social para Pessoa Idosa (Nispis) São Pedro, Karina Juvêncio, o Encontro foi um momento de formação, contribuindo para o aprimoramento das equipes na consolidação dos processos de execução das práticas. “É uma soma, integrando todos os serviços e tornando um só movimento de proteção e garantia de direitos”, disse ela.
A servidora da Gerência Orçamentária e Financeira de Semas, Alessandra Ribeiro Avelar, disse estar satisfeita com a oportunidade de participar do Encontro. “Ouvir o outro lado. Ter contato com os trabalhadores que estão na ponta é muito interessante. Além de nos fazer pensar fora da “caixinha”, comentou ela.
Ela revelou, ainda, que é muito emocionante saber como o seu trabalho impacta na vida das famílias atendidas pelos trabalhadores dos serviços da Assistência Social (cras, creas, centros de conveniência, UIP, Centro Pop e Unidades de Acolhimento).
“Ouvindo as equipes a gente vê o planejamento saindo do papel, ver como funciona, como acontecem na prática, onde podemos melhorar. É uma satisfação enorme ver os resultados concretos. A gente consegue ligar a parte administrativa com os resultados efetivos no público prioritário da Semas. A gente passa a ter um outro olhar até sobre o nosso serviço”, complementou ela.
Avaliação
Para o coordenador do Abrigo 1, Maurício de Souza, o encontro é um importante espaço de avaliação do trabalho desenvolvido, com a troca de experiências e de informações sobre os territórios socioassistenciais. “Isso mostra a integralidade da Assistência Social. “O encontro promove a integração de todos os serviços, tornando-os um só no atendimento às famílias atendidas pela Semasl“, destacou.
No segundo dia de encontro, a gerente de Planejamento e Gestão do Suas, Layla Daud, disse que os objetivos propostos foram cumpridos e a participação expressiva das equipes demonstra a importância de realizar mais uma etapa do processo de acompanhamento das ações previstas para o ano de 2023 da Semas. Ela acrescentou que esse encontro representa o compromisso da secretaria com o aprimoramento das ações ofertadas à população.
Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, monitorar um plano construído lá atrás pelas equipes, é como um mapa de navegação. “Saber se o Suas que ofertamos está caminhando para onde imaginamos, se precisamos mudar a rota ou não, se estamos no caminho certo e o que precisamos aprimorar. Toda gestão de política pública deve ser conduzida assim”, pontuou.
Cintya enfatizou: “consolidar a cultura de planejamento na Semas é algo que entendemos como essencial e temos visto avanços consideráveis”.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
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