Acesso Facilitado: PMV Disponibiliza Carteirinha Digital para PcD e Idosos no Aplicativo Vitória Online
Mais acessibilidade e facilidade para os moradores da capital! Foi lançada, na manhã desta quinta-feira (29), na sede da PMV, a Carteirinha Digital para PcD e para pessoas idosas no aplicativo Vitória Online, visando à praticidade ao identificar-se e também ao solicitar o documento. Além disso, vários outros serviços, como acesso ao IPTU e cartão de estacionamento, foram apresentados no lançamento.
O objetivo é permitir acesso prioritário no município, promovendo políticas públicas inclusivas. A carteirinha é válida em todo o território nacional e reduz a burocracia para ter acesso ao serviço, que é gratuito.
Estiveram presentes no lançamento o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a secretária da Fazenda, Neyla Tardin, a secretária da Assistência Social, Cintya Schulz, o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi, o secretário Municipal de Governo, Aridelmo Teixeira, vereadores e lideranças comunitárias.
O aplicativo, que já possui uma série de funcionalidades, agora também conta com serviços de identidade estudantil, registro de pessoas com transtorno do espectro autista, registro de PcD e registro do idoso.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, explicou como os serviços vão ser fáceis e práticos de serem utilizados, melhorando ainda mais o atendimento para quem mais precisa. “Hoje a nossa missão aqui é de reconhecer direitos que historicamente foram negados. O que nós estamos fazendo é tirar da ficção e, agora, com o advento da tecnologia, com mais facilidade, transformar em algo real e concreto. Então, muito além de entregar uma carteirinha que já nasce moderna, estamos trazendo o sentimento de autonomia, de inclusão e de duas palavras que são essenciais na gestão pública: respeito e cidadania. Então, o que nós vamos concretizar na manhã de hoje é mais um passo significativo nessa jornada nossa de inclusão que estamos dando na jornada de inclusão, de acolhimento e de cuidado”, disse o prefeito.
A secretária de Fazenda de Vitória, Neyla Tardin, explicou o funcionamento do aplicativo. “O aplicativo Vitória Online, com suas novas funcionalidades, vai promover a inclusão e desburocratizar processos, esse é o objetivo do aplicativo, colocar a cidade na palma da mão para que o cidadão possa acessar de forma rápida sem ter que se locomover”, disse a secretária.
As carteirinhas vão possuir o nome e foto do usuário, além do nome do responsável, identificação da Prefeitura, QR Code de leitura para verificação dos dados e selo de verificação.
Para realizar o pedido da carteirinha, é simples e fácil. Dentro do aplicativo é possível localizar o comando “solicitar novo documento”, no espaço, o munícipe vai preencher os dados e solicitar a aprovação.
Integração com Porta a Porta e cartão estacionamento
Outra novidade que visa melhorar a qualidade de vida dos moradores e usuários da carteirinha é a integração com o serviço Porta a Porta e com o cartão de estacionamento.
O aplicativo Vitória Online passará a emitir o cartão para vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência com comprometimento de mobilidade. Coordenado pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, o projeto do aplicativo visa diminuir a burocracia no diálogo entre a Prefeitura de Vitória e o cidadão.
O cartão é uma autorização especial para condutores idosos ou pessoas com deficiência, e é válido em todo o território nacional. O cartão de estacionamento pode ser solicitado por pessoas com idade igual ou superior a 60 anos ou com deficiência com dificuldade de locomoção que residam no município de Vitória.
Hoje, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) emite o cartão de estacionamento para vaga especial após o interessado dar entrada no Sistema de Informação de Processo Administrativo (Sipad).
Após a emissão da carteirinha digital, solicitada pelo aplicativo de celular, o beneficiário receberá um e-mail automático com as instruções de impressão do cartão de estacionamento. O cartão impresso no painel do veículo é uma exigência do Código de Trânsito Nacional.
“A gente fez uma integração com o programa Porta a Porta. O programa ajuda na locomoção das pessoas que precisam de algum tipo de locomoção ou transporte especial. Então, essa também é uma forma de desburocratizar o acesso a esse programa, que é tão importante para as pessoas que têm dificuldade de locomoção”, comentou Neyla Fardin.
IPTU
O aplicativo também vai permitir que os usuários consultem informações sobre o IPTU, com maior comodidade e conveniência para os contribuintes com um acesso fácil e rápido, melhoria na arrecadação de impostos, notificações push próximas ao vencimento, mais cadastros no sistema e opção de “tirar dúvidas”.
O morador vai poder cadastrar o endereço e visualizar as parcelas faltantes do IPTU e pagar dentro do próprio aplicativo, gerando um boleto.
No sistema, também haverá opções de solicitar que as parcelas sejam enviadas por meio do WhatsApp e verificar as parcelas em aberto.
Totem de Atendimento
Além de todos os outros serviços que visam facilitar a vida do morador da capital, também serão instalados totens de atendimento em pontos estratégicos da cidade para democratizar ainda mais o acesso do cidadão ao Vitória Online. O projeto ainda está em fase de teste e um protótipo foi apresentado.
Com uma navegação fácil, o totem vai contar com todos os serviços do Vitória Online para aqueles que não possuem smartphone, facilitando o acesso.
“A gente tem um totem que está sendo preparado para colocar o aplicativo. Podemos levar ele para centros universitários, para comunidades, para onde a gente quiser. A ideia é que se eu não tenho smartphone, eu posso acessar o aplicativo Vitória, posso pagar meu IPTU, posso fazer minha carteirinha, posso fazer um agendamento. A ideia é levar os serviços da prefeitura para perto da população. Esse é o objetivo”, finalizou a secretária Neyla.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.