Asfalto Vix: maior programa de recapeamento já recuperou 36 km de vias
O maior programa de recuperação da pavimentação de vias da capital das últimas décadas já recuperou 36 quilômetros de ruas e avenidas de Vitória, o equivalente a 355 mil metros quadrados. O AsfaltoVix, lançado em 2023, prevê recuperar até 160 quilômetros de vias nos próximos 18 meses, com investimento de R$ 214 milhões de recursos próprios da Prefeitura de Vitória.
Fruto do diálogo com as comunidades para entendimento da real necessidade de quem trafega diariamente pelas ruas da cidade, o Asfalto Vix tem como objetivo recapear as vias para melhorar as condições de trafegabilidade e segurança dos veículos, além de permitir a adequação à acessibilidade universal para os pedestres, que envolve o rebaixamento das calçadas, a construção de rampas de acessibilidade com piso tátil e de faixas de segurança nas travessias de pedestres.
“Esse é o maior programa de recuperação da pavimentação da história da nossa capital. São mais de R$ 200 milhões com recursos próprios”, afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.
“Há mais de 12 anos que as vias não são recuperadas de forma sistemática. Vamos retirar a camada danificada do asfalto e recapear cada trecho com uma nova camada”, explicou o secretário de Obras Gustavo Perin.
A demanda está contemplada no “Plano Vitória – Planejamento Estratégico 2021-2024”, contida na ação com o objetivo de realizar intervenções de melhoria na infraestrutura das vias públicas para melhoria e ampliação da mobilidade urbana e segurança viária.
Prioridade
A prioridade do novo asfalto são ruas e avenidas por onde transitam coletivos e/ou grande fluxo de veículos, como as vias arteriais metropolitanas, que interligam a cidade aos municípios da Grande Vitória; as vias arteriais municipais, que interligam os principais bairros; e as vias coletoras que recebem o fluxo de veículos das arteriais e que apresentam pavimento com vida útil superada.
A escolha das vias que recebem os serviços de recuperação funcional tem como base a avaliação do estado do pavimento com relatório fotográficoque demonstre a condição geral de conservação da via.
A realização do trabalho é priorizada para ocorrer sempre após as 22 horas e seguir até às 5 horas da manhã seguinte. O motivo do trabalho noturno é evitar os longos engarrafamentos provocados pela interdição de uma faixa de tráfego durante o dia.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.