Avaliação e Projeções: Balanço 2023 e Perspectivas 2024 da Secretaria de Assistência Social
Mais de 120 trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) de Vitória estão reunidos na organização do planejamento estratégico das ações para o ano de 2024. Nesta terça (12) e quarta-feira (13), o grupo faz uma avaliação dos resultados alcançados e apresenta propostas para consolidação dos avanços registrados nos últimos três anos.
Avanços que foram expressos em números apresentados pela secretária de Assistência Social (Semas), Cintya Schulz, como o volume de projetos e ordem de serviços para construção de novos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializado (Creas), respectivamente, quatro e dois.
Somando a isso, a reforma do Restaurante Popular, a inauguração do Centro de Vivência de zero a seis anos em espaço próprio atendendo as necessidades da primeira infância.
De acordo com o relatório, exposto pela secretária o balanço da Semas registra ainda avanços no que tange a área de recursos humanos. A Semas reforçou, por meio da contratação direta, a quantidade de contadores (4) administradores (06), assistentes sociais (06), nutricionistas (4) e apoio na carga e descarga (5). Foi aprimorado também as equipes dos serviços através dos termos de colaboração.
Esses números possibilitaram o aprimoramento de serviços como o Sead e Família Acohedora, a implantação do Sad e do Acolhimento Institucional de Adultos e Famílias(Abrigo 1) e até da reorganização dos fluxos nos Cras com a implantação de um novo protocolo de atendimento, o lançamento do Projeto de Aprimoramento, além do VIX Mais Cidadania, programa de transferência de renda com foco na segurança alimentar e nutricional.
O seminário de planejamento da Semas contou com a participação do secretário de Gestão e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, que, num bate-papo com os trabalhadores, falou da importância daquele momento. “Este é o momento de olhar para frente para facilitar o caminhar, para reduzir as incertezas, tornando mais fácil a construção, antecipando as decisões”, disse o secretário Regis.
Regis enfatizou que o planejamento deveria ter como foco a consolidação das conquistas que já realizamos. “Nenhuma conquista é definitiva, ninguém acerta em tudo. Naquilo que avançamos ter um caminhar que reflita e assegure essas conquistas”, defendeu ele.
“Fizemos muito e, agora, é planificar os nossos caminhos para consolidar as conquistas”, frisou o secretário.
Ao final do primeiro dia, a gerente Layla Dasaud, responsável pela organização do seminário, disse que o encontro fecha com chave de ouro o ciclo de planejamento Semas 2023 cumprindo o seu papel de direcionar estrategicamente as ações em prol do aprimoramento do Suas Vitória.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.