Comitiva Educacional de Vitória Participa de Encontro Formativo no Ceará

Comitiva Educacional de Vitória Participa de Encontro Formativo no Ceará

Com o intuito de refletir sobre o papel do poder público na garantia do direito à alfabetização de todas as crianças, a secretária de Educação, Juliana Rohsner, acompanhada por uma comitiva de três técnicos da Secretaria de Educação de Vitória (Seme), esteve na cidade de Sobral, no estado do Ceará.

Sob o tema “Compartilhando Saberes: Encontro Nacional de Formadores do Educar Para Valer”, o evento faz parte do programa Educar Para Valer (EPV), vinculado à Associação Bem Comum, organização sem fins lucrativos que oferece consultoria na área de educação para diversos municípios brasileiros, incluindo Vitória.

“Num esforço colaborativo, compartilhamos conhecimento entre diversos municípios deste vasto país, interagindo e trocando valiosas experiências. Unimos forças na batalha pela asseguração do direito à aprendizagem de cada criança e estudante. Acreditamos no potencial de cada criança, no efeito escola e na força transformadora da educação”, contou a secretária.

A gestora ressaltou ainda a importância do compromisso de cada educador nas formações continuadas realizadas no horário de trabalho e abordou os esforços da rede educacional em garantir a aprendizagem de todos os estudantes.

“Esse encontro foi crucial para refletirmos sobre nossas ações, reafirmando o compromisso com a alfabetização no 1° ano do ensino fundamental e no desenvolvimento integral de todos os estudantes. Continuaremos cuidando dos detalhes e garantindo as condições para as aprendizagens em cada unidade escolar”, frisou.

Participaram do grupo formativo cerca de 50 formadores de diversos municípios. Dentre os objetivos, destacam-se: integrar e sensibilizar as equipes de formadores municipais para a co-responsabilidade no apoio aos professores e à aprendizagem dos alunos; e dialogar sobre a importância das avaliações como direcionamento para intervenções pedagógicas e ferramenta de acompanhamento da aprendizagem.

Fonte: Prefeitura de Vitória.