comunidade e crianças de Cmei na Piedade recebem quadra nova

comunidade e crianças de Cmei na Piedade recebem quadra nova

As brincadeiras têm papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Por meio do brincar com intencionalidade, a criança desenvolve criatividade, autonomia e capacidade de reflexão. Diferentes espaços ampliam as possibilidades de experiências, pesquisa, criação e produção de cultura, contribuindo para uma formação completa, englobando os âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos.

Nesta quarta-feira (17), as 156 crianças matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Carlita Corrêa Pereira, na Piedade, comemoraram a entrega da quadra poliesportiva que fica ao lado da unidade de ensino. Revitalizado, o espaço será de uso compartilhado, junto com a comunidade, mediante agendamento.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a secretária de Educação, Juliana Rohsner, entre outras autoridades, estiveram na unidade de ensino para entregar as melhorias e investimentos feitos no local, que somam R$ 82.376,87. E teve apresentação musical para a solenidade!

As crianças do grupo 6, que participam das aulas de Vivências Musicais, dentro do projeto Música e Artes na Capital, parceria com o Instituto Alef Bet, uma vez por semana, encantaram as famílias presentes na nova quadra, mostrando um pouquinho do que estão aprendendo e deram show!

“É um momento que nós nos emocionamos, quero agradecer todo o trabalho pedagógico feito aqui no Cmei. É um momento de felicidade poder voltar a essa comunidade e ver essa integração com a unidade de ensino. O nosso compromisso de reescrever a história é esse daqui. O tempo integral traz autonomia para as famílias e garante um ensino transformador para as crianças e estudantes. Tenho certeza que esse equipamento público vai fazer a diferença para as crianças e para a comunidade da Piedade usar, em parceria, com todos cuidando desse espaço”, destacou o prefeito.

Representando as famílias, Pauliane Reis, mãe de Maria Elisa, do grupo 4, também comemorou o novo espaço de vivência para as crianças e para a Piedade.

“Como moradora da Piedade, é uma alegria muito grande receber a quadra nova, é uma conquista. Eu fui aluna do Carlita, é muito importante ter a quadra para as crianças e para a comunidade também. Queria agradecer a secretária Juliana, que nos escutou, a nossa comunidade precisava do tempo integral, e agora temos esse espaço que é das nossas crianças e também é de todos nós”, afirmou.

A entrega
A quadra foi completamente reformada. No espaço, foi feito o fechamento da quadra com cobogós, serviços de chapisco e reboco, retirada de pintura antiga, pintura de alvenarias, pintura do piso da quadra, tratamento e pintura das estruturas metálicas, instalação de rede de proteção, colocação de novo portão de ferro, revisão de toda instalação elétrica com troca de luminárias, tomadas, novos fios de cobre, remoção de entulho, limpeza das calhas, recuperação do piso da quadra com demolição parcial de concreto, retirada de telhas e assentamento de novas.

“Hoje estamos entregando um equipamento fruto de um diálogo bem feito com a comunidade. Nós acreditamos no tempo integral, nós queremos a melhor educação em todas as unidades de ensino da nossa cidade. Quando temos a comunidade junto, as coisas fluem mais fáceis. Nós assumimos a gestão com quatro unidades em tempo integral, hoje temos 17. É um investimento na educação das nossas crianças e estudantes. E essa quadra será de uso compartilhado, com o Cmei e a comunidade”, pontuou a secretária Juliana Rohsner.

A unidade de ensino está entre os sete Centros de Educação Infantil que passaram a integrar a modalidade de tempo integral na rede este ano.

“Queria agradecer a presença das famílias, do prefeito Lorenzo, da secretária Juliana. O tempo integral é uma conquista. A nova quadra nos ajuda a qualificar o tempo que as crianças passam com a gente no Cmei. Nossos olhos brilham quando encontramos esse espaço colorido, reformado e pronto para uso”, celebrou a diretora do Cmei TI Carlita, Maria Luiza Rafael.

Coordenadora da Associação Alef Bet, Vanessa Abreu lembrou que a quadra da Piedade foi um espaço muito utilizado para a realização de oficinas e atividades da associação. Ela também comemorou a revitalização do espaço.

“Ver a quadra hoje assim é emocionante. Nós temos muitas histórias aqui. E por algum tempo, a quadra não estava em condições de uso. Hoje estamos muito felizes de ter novamente este espaço na Piedade”, disse.

Outras intervenções
Por meio de repasse da Secretaria de Educação de Vitória ao Conselho de Escola do Cmei TI Carlita Corrêa Pereira, a unidade de ensino fez outras melhorias em sua estrutura física para garantir um atendimento ainda melhor às crianças.

Foram feitas as reformas de banheiros, da cozinha e da sala de fantasias; a mudança de local da secretaria; instalação de piso vinílico na sala dos grupos 1 e 2; além de serviços diversos, como retirada e reinstalação de grade, instalação de prateleiras de granito na sala dos professores, instalação de espelho, vidro e pia de granito. O investimento foi de R$ 32.999,09.

Tempo integral
A ampliação de unidades de ensino em tempo integral em Vitória é marca desta gestão. Em 2021, ao assumir a rede, a capital tinha apenas um Cmei TI que ofertava essa modalidade de ensino, o Aécio Bispo dos Santos, no Jaburu. Em 2023, a rede de ensino abriu o ano letivo com 11 unidades de Educação Infantil em tempo integral. São elas:

Cmei TI Aécio Bispo dos Santos, em Jaburu
Cmei TI Álvaro Fernandes Lima, em Bela Vista
Cmei TI Carlita Corrêa Pereira, na Piedade
Cmei TI Dom João Batista Motta e Albuquerque, na Praia do Suá
Cmei TI Jacyntha Ferreira de Souza Simões, em Goiabeiras
Cmei TI Luiz Carlos Grecco, na Ilha de Santa Maria
Cmei TI Luiza Pereira Muniz Corrêa, em Mário Cypreste
Cmei TI Maria Goretti Coutinho Cosme, no Cruzamento
Cmei TI Menino Jesus, no Centro
Cmei TI Robson José Nassur Peixoto, no Forte São João
Cmei TI Silvanete da Silva Rosa da Rocha, em Comdusa
As unidades de ensino que ofertam o tempo integral trabalham de forma mais intensiva a autonomia das crianças, estimulam hábitos saudáveis de higiene e organização, oferecem cuidados e orientações nutricionais, além de evitar riscos sociais.

Os Centros Municipais de Educação Infantil em Tempo Integral possuem como finalidade garantir o atendimento definido na Política de Educação Integral da Rede Municipal de Ensino de Vitória, cujo processo de implementação implica assumir compromissos e superar barreiras para assegurar o acesso à educação pública de qualidade e a permanência das crianças nos ambientes educativos.

Buscando assegurar uma educação integral que reconheça as particularidades das crianças e das infâncias e sua completude, os princípios educativos que orientam o processo de implementação das propostas de gestão e pedagógica nos Cmei TI são: educação interdimensional; territorialidade; e protagonismo.

Fonte : PMV