Desfile da Ala Capixabas Unidos Contra a Dengue nesta Sexta-feira (2)

Desfile da Ala Capixabas Unidos Contra a Dengue nesta Sexta-feira (2)

Abram alas que os cuidados com a saúde vão passar! Nesta sexta (2), enquanto centenas de pessoas se preparam para a primeira noite de desfile das Escolas de Samba no Carnaval de Vitória, outras centenas de profissionais da saúde irão entrar na avenida do samba para passar um importante recado antes da festa começar: é preciso ficar alerta ao mosquito da dengue. Por isso, aproximadamente 50 profissionais da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) vão participar da ala Capixabas Unidos Contra a Dengue, nesta sexta, às 21 horas, no Sambão do Povo, juntamente com profissionais dos demais municípios da Grande Vitória.

Para reforçar ainda mais a importância desse momento, a Prefeitura de Vitória doou, nesta segunda-feira (29), 300 ingressos para a arquibancada do Carnaval de Vitória aos profissionais de saúde que participarão do desfile na Ala Capixabas Unidos Contra a Dengue. Os ingressos foram doados aos representantes dos municípios de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha, Vitória e à Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) durante a reunião de mobilização contra a dengue no Carnaval de Vitória 2024.

“Em média, uma pessoa com dengue procura nossos Prontos Atendimentos três a quatro vezes com os sintomas. Com o aumento de casos, isso gera impacto nas demandas dos nossos serviços. Queremos, com essa contribuição, estimular ainda mais toda nossa sociedade a abraçar essa ideia: vencer o mosquito da dengue. Esse é o momento de união e esforços de todos” afirma a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

 

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ressaltou que a grande audiência do Carnaval de Vitória proporciona uma grande oportunidade para mobilizar as pessoas contra o mosquito da dengue. “Vamos aproveitar o momento de folia, de descontração para alcançarmos um grande número de capixabas e turistas, buscando um amplo engajamento social. Principalmente se lembrarmos que 80% dos focos do mosquito estão dentro de imóveis particulares, vamos aproveitar esse momento de alegria para conscientizarmos as pessoas sobre a importância desse movimento, para que elas estejam conosco, orientando vizinhos e familiares sobre como combater o mosquito da dengue”, afirmou.

 

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde do Espírito Santo, Orlei Cardoso, elogiou a iniciativa. “Esse gesto valoriza bastante as pessoas que irão participar do ato de mobilização e conscientização sobre a dengue, além de servir de modelo para outros municípios que têm festas populares” disse.

Fonte: Prefeitura de Vitória.