Educação Ambiental: Crianças se envolvem com o jardim em unidade de ensino
No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes Andrade, em São Cristóvão, o projeto “Jardim dos valores”, desenvolvido com as crianças do grupo 4, proporciona aos pequenos um aprendizado lúdico e diferenciado, por meio do plantio e cuidados com o jardim da unidade de ensino.
Situado na entrada do Cmei, o jardim cresce e floresce a partir de ações coletivas envolvendo as crianças, famílias e funcionários da unidade de ensino, despertando em cada um deles um sentimento único de pertencimento com o local.
Inicialmente, o jardim começou a partir do aproveitamento das podas das árvores do espaço escolar, sendo realizadas várias oficinas com ações coletivas e integradas, como plantio de mudas, construção de um caminho com blocos, pintura e coleta de terra para manuseio dos pequenos.
“Diante de todas essas ações, nos apropriamos deste espaço de vida e cor. Acompanhamos diariamente o jardim florescer e o aprendizado acontecer, pois o currículo proposto na educação infantil (cores, letras, números, forma) são integrados às ações que acontecem no jardim, dando significado à aprendizagem”, relata a professora Nilcla Monteiro.
Sendo assim, as crianças vivenciam na prática o respeito as plantas e aos bichinhos que vivem no jardim. Aos poucos, a professora trabalha com os pequenos alguns valores de cuidado e respeito. “Eu não posso pisar na lama quando o jardim está molhado e sair espalhando lama pela escola, pois lá tem aquele profissional que merece respeito”, ensina a professora.
A gratidão é expressa pelas crianças por meio de vídeos, cartinhas e cartazes, algumas endereçadas especialmente ao auxiliar de secretaria, que aterrou o espaço, a diretora Maria da Penha, que atendeu a toda as solicitações, e a cada uma das pessoas que se envolvem com os cuidados do jardim.
“É muito gratificante ver nos olhos da comunidade escolar o encantamento que este espaço vem proporcionando. Seguimos plantando e cultivando nosso jardim dos valores. Percebemos que as pessoas, ao passarem em frente ao jardim, contemplam cada planta, cada decoração, tiram fotos e já observaram que as borboletas coloridas estão aparecendo e embelezando o nosso jardim. Revisitando o currículo da Educação Infantil e assegurando o valor curricular, podemos trazer a produção de cenários: espaços e tempos de aprendizagem como garantia dos conhecimentos sendo aflorados e produzidos nesse belo jardim”, destaca a pedagoga Larissa Lugão.
Construindo memórias afetivas
O projeto foi desenvolvido pela professora Nilcla Bissi Monteiro, com apoio das Assistentes de Educação Infantil Fabrícia e Jéssica, e também da pedagoga Larissa Lugão.
“Esse é um olhar para a natureza, é despertar o cuidado e o valor poético inserido nas belezas naturais, é sentir o cheiro da terra molhada e observar as formigas trabalhando. É acompanhar o crescimento das plantas e o desabrochar das flores, o pousar das borboletas de várias cores alegrando as crianças que são nossos amores. É sossegar as batidas do coração acelerado e respirar o bom ar do “Jardim dos valores do grupo 4A” esperando o beija-flor no bebedouro pendurado na árvore”, reforça a pedagoga.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.