Encontro expandido: Saúde organiza reunião ampliada da Câmara Técnica de Arboviroses

Encontro expandido: Saúde organiza reunião ampliada da Câmara Técnica de Arboviroses

A Câmara Técnica de Arboviroses realizou, nesta quinta-feira (22), uma reunião ampliada com diversas secretarias municipais para discutir estratégias de combate ao mosquito. A reunião aconteceu na Prefeitura de Vitória e teve a participação da secretária de Saúde, Magda Lamborghini, da secretária de Educação, Juliana Rohsner, do secretário de Obras, Gustavo Perin, do secretário de Desenvolvimento da Cidade, Luciano Forrechi, do secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger, do subsecretário da Central de Serviços, João Vicente Portella, área técnica da Saúde e Conselho Municipal de Saúde, entre outras autoridades.

A Secretaria de Saúde apresentou o cenário epidemiológico das arboviroses (dengue, zika e chicungunya) no Município e as ações que vem sendo realizadas para o combate o mosquito.

Em 2024, foram notificados 3.210 casos de dengue, sem registro de óbitos. Em 2023, foram notificados 20.356 casos de dengue, com seis óbitos confirmados pela doença.

A secretária de Saúde, Magda Lamborghini, apontou que o momento atual requer muita atenção às arboviroses e o apoio e participação das secretarias é fundamental para o enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. “Precisamos do apoio e envolvimento de todos neste momento para redobrar os cuidados no enfrentamento das arboviroses. Esse é o momento de somarmos forças para que possamos oferecer à população a melhor informação e o melhor tratamento”, frisou.

Ações

A cada quatro focos do mosquito, três estão dentro das residências, em ralos descobertos, pratinhos de plantas, tonéis de água e lixo mal acondicionado.

A PMV realiza uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, como orientações e abordagens educativas em feiras e parques municipais, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, monitoramento periódico de centenas de charcos e bueiros, carro fumacê e visitas domiciliares nos bairros onde há mais notificações de dengue ou reclamações pelo 156.

Desde março de 2023, Vitória passou a utilizar também drones para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os profissionais. A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.

Entre as principais ações de rotina diária, estão as vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d’água, controle de larvas em obras e carro fumacê. Além disso, estão sendo realizados mutirões de combate ao mosquito, em parceria com a Central de Serviços, e ações educativas de prevenção à dengue.

Vitória também realiza visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes.

Fonte: Prefeitura de Vitória.