Estudantes aprendem a reaproveitar garrafas plásticas em oficina de confecção de pufes

Estudantes aprendem a reaproveitar garrafas plásticas em oficina de confecção de pufes

Estudantes da Escola Monteiro, localizada na Enseada do Suá, participarão de oficinas de reaproveitamento de garrafas PET, para confecção pufes (banqueta, baixa e larga, quase sempre estofada), na tarde desta sexta-feira (14). A atividade é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e faz parte do cronograma do processo educativo planejado junto às escolas do município.

Os 50 estudantes do 4°, que vão participar da oficina, estão envolvidos na temática desde o mês de março passado, quando foi realizado o planejamento do processo educativo do projeto “Vitória Cidade Limpa”, junto à escola, elaborado pela educadora Ambiental, Osnéia Aparecida Péccoli da Silva, e as professoras Munira Boza e Aline Sulti.

“Com esta atividade, estamos promovendo a sensibilização dos estudantes e familiares em relação ao aproveitamento e destinação correta dos resíduos secos, mostrando aos estudantes que este tipo de material tem valor, pode ser reaproveitado e ainda pode ter vida útil por muito mais tempo”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Confecção

O momento da confecção é um passo importante da atividade, quando o estudante é diretamente envolvido na confecção e contempla em poucas etapas seu pufe aendo criado. “A confecção envolve também esforços dos estudantes e familiares, que, juntos, promovem a coleta seletiva em casa para a realização da atividade. Isso ajuda na integração, compromisso e entendimento sobre o meio ambiente”, lembra a subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, Cristiane Stem.

Para a confecção do pufe são necessários somar 38 garrafas PET e várias revistas velhas, para cada assento. A peça criada é resistente e elegante, podendo fazer parte da decoração da casa ou varanda. Na escola, geralmente os estudantes utilizam na biblioteca ou no pátio.

Além desta oficina, os estudantes dessa escola já desenvolveram muitas outras atividades, anteriormente, como: palestra educativa sobre a temática de resíduos sólidos, sua destinação e coleta seletiva; bate-papo com a veterinária sobre bem-estar animal e cuidados com espaços coletivos; oficina de reaproveitamento de cascas para produção de alimentos, pesquisas, dinâmicas, entre outras abordagens.

Fonte: Prefeitura de Vitória.