Estudantes liberam portões da Ufes e atividades são retomadas
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) decidiu desbloquear os portões do campus de Goiabeiras, em Vitória, nesta segunda-feira (22). A decisão veio logo após um acordo com a Administração Central para convocação de uma assembleia extraordinária com o Conselho Universitário, no próximo dia 2 de maio, para tratar das reivindicações dos estudantes.
Através das redes sociais, o DCE afirmou que as pautas vêm sendo colocadas há algum tempo pelo movimento estudantil, mas sem uma sinalização de acolhimento e resoluções efetivas das demandas. Apesar disso, os estudantes entendem que a convocação da assembleia e o comprometimento da reitoria em tratar com seriedade as reivindicações são uma vitória.
“Será construída uma agenda de lutas dos estudantes da Ufes e reiteramos que a retirada das barricadas neste momento não encerra as mobilizações feitas pelo movimento estudantil; só a luta muda a vida e a universidade que queremos”, diz o comunicado.
Em nota, a Administração Central da Ufes informou que com o desbloqueio dos portões, foram retomadas as atividades acadêmicas e administrativas no campus, bem como o funcionamento dos Restaurantes Universitários (RUs) dos campi de Goiabeiras e de Maruípe.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.