Guarda de Vitória detém criminoso com mochilas infantis furtadas

Guarda de Vitória detém criminoso com mochilas infantis furtadas
Guarda de Vitória detém criminoso com mochilas infantis furtadas

Na noite de domingo (26), uma equipe da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) deteve o suspeito de arrombar uma loja, na Vila Rubim. Com ele, foram encontradas duas mochilas infantis furtadas do estabelecimento.

Por meio de acionamento do Ciodes-190, uma Equipe de 12h da Guarda de Vitória foi direcionada para a Avenida República, no Centro da capital. Informados que uma loja havia sido invadida no local.

Os guardas foram informados de que o suspeito havia furtado objetos escolares da loja. Logo, saíram realizando buscas na região e, ao chegaram na Vila Rubim, se deparam com um homem, de 24 anos, carregando duas mochilas de rodinhas, com estampas infantis. Também havia duas lancheiras.

Durante a revista ao suspeito em flagrante, os guardas encontraram uma chave de fenda, uma serrinha, dois alicates e uma tesoura, objetos usados para realizar o arrombamento à loja.

O suspeito foi conduzido para a Delegacia Regional de Vitória, assim como o material apreendido. Ele já havia sido detido outras vezes: descumprimento de medida protetiva, furto em estabelecimento comercial, invasão de domicílio e tráfico de drogas.

Queda

Os quatro índices de roubo – a coletivo, contra pessoa, residência e comércio – apresentaram queda significativa nos quatro primeiros meses do ano de 2024 na capital. A queda geral foi de 11% na cidade. O resultado é fruto da integração das forças de segurança, mas com uma forte presença da gestão municipal de Vitória.

“Criamos um planejamento para reestruturar as políticas de segurança. Demos uma atenção especial à Guarda de Vitória, fornecendo infraestrutura adequada, equipamentos e capacitação, formando uma instituição forte para atuar contra a criminalidade”,  observou Amarílio Boni, secretário municipal de Segurança Urbana (Semsu).

A maior queda foram os de crimes contra estabelecimentos comerciais,  25%. No Centro da cidade, os registros caíram de 123, no ano passado, para 28. Isso representa  78%.

“A atenção aos comércios era uma prioridade para a gestão. Além dos agentes em si, foi lançado o aplicativo SOS Comércio que gerou aos comerciantes uma sensação de maior segurança, já que é uma comunicação rápida diretamente com a Central de Monitoramento. A partir do acionamento, podemos utilizar os recursos humanos e toda a tecnologia à disposição”, pontua o secretário.

No quesito tecnologia, a implantação de tecnologias avançadas, como câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade e sistemas de monitoramento por meio do trabalho de Inteligente, tem ampliado a capacidade de atuação da Guarda de Vitória.

Na cidade, são mais de 904 câmeras ligadas 24 horas a serviço da Guarda de Vitória, monitorando o fluxo de veículos das principais vias e permitindo que sejam os ‘olhos da Guarda de Vitória’ antes das equipes do patrulhamento chegar.

Outro reforço foi o SOS Comércio, um aplicativo que está sendo utilizado por lojistas cadastrados e que permite o acionamento rápido da Guarda de Vitória e acesso às câmeras da loja (somente após o botão ser apertado).

Desde sua implantação, em outubro de 2023, nenhum comerciante precisou acionar o aplicativo. A popularização da ferramenta deve acontecer a partir dos acionamentos para que sejam feitas as adaptações necessárias.

 

Fonte: Prefeitura de Vitoria