Inovações e desafios: evento reúne profissionais para discutir o futuro da educação
Fomentar diálogos enriquecedores e abordar inovações e tendências que impactam o campo da educação. Esse foi o objetivo da 2ª edição de 2024 do “Meeting Tribuna de Educação”, que reuniu educadores, especialistas e gestores, além de autoridades municipais e estaduais na manhã desta quarta-feira (23), em Vitória. O tema central do encontro foi “Steam e Inovação: Caminhos para a Gestão Educacional” e contou com uma palestra da educadora Lilian Bacich, reconhecida por sua expertise no assunto.
A gestão municipal esteve presente no evento, representada pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e pela secretária de Educação, Juliana Rohsner. Os gestores destacaram a relevância de debater os desafios e oportunidades trazidos pelas novas demandas tecnológicas no ensino, em especial para os educadores da rede municipal.
“É uma grande satisfação estar aqui para discutir um tema tão importante, reforçando o nosso compromisso de oferecer uma educação pública de qualidade, que transforma a vida dos capixabas. Esta é uma oportunidade valiosa de debater e dialogar sobre um assunto transformador, que impacta diretamente as famílias e as crianças. Estamos trabalhando para produzir políticas públicas que realmente façam a diferença, trazendo novos conceitos e linguagens que atraem nossos jovens, com uma abordagem fluida, densa e capaz de mantê-los engajados nas salas de aula”, frisou o prefeito.
Pazolini citou ainda os avanços que a capital alcançou na educação, nos últimos quatro anos. “Hoje, temos o melhor Ideb entre as capitais do Sudeste e a melhor educação pública do país, graças a uma gestão transformadora. Eventos como este nos permitem reaprender e integrar cada vez mais a sociedade, as famílias e os diferentes poderes em prol de uma educação que transforma vidas”, completou.
Por sua vez, a secretária de Educação, Juliana Roshner, enfatizou que a educação é o caminho para a transformação social. “Por isso é importante refletir sobre práticas e pensar em um mundo que está em constante mudança. Precisamos não só trabalhar com as metodologias ativas, mas garantir que elas sejam aplicadas de forma intencional. Não podemos ignorar este momento em que a tecnologia caminha lado a lado com a educação”, disse a secretária em sua fala na abertura do evento.
“Precisamos garantir que nossos estudantes sejam protagonistas nesse processo de transformação, mas sempre considerando o cuidado no uso da tecnologia. Em um mundo cada vez mais digital e repleto de telas, é fundamental refletirmos sobre como elas impactam as relações interpessoais. Ao mesmo tempo, temos que investir em tecnologia e proporcionar condições para que nossos estudantes desenvolvam autonomia e saibam utilizar essas ferramentas de forma consciente e eficiente. Em Vitória, estamos avançando nesse sentido, com robótica, renovação do parque tecnológico e formação dos profissionais”, completou Juliana.
Além da presença do prefeito e da secretária de Educação do município, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) incentivou que técnicos da pasta e profissionais das unidades de ensino da capital se inscrevessem para participar do evento, como fez Ivan Lana, diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef) Izaura Marques da Silva, localizada em Andorinhas.
“A participação no Meeting Tribuna foi extremamente enriquecedora para a Rede de Vitória. O tema da educação Steam é fundamental, pois promove a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Desde que implementamos essa abordagem na nossa escola, temos visto um engajamento crescente entre estudantes e professores, impactando positivamente em diversas disciplinas”, destacou o diretor.
Editora e proprietária do Makeupzetum, um espaço dedicado ao universo da beleza feminina. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique aqui e me siga no instagram