Lei Rubem Braga: projeto reúne arte e meio ambiente em oficinas variadas

Lei Rubem Braga: projeto reúne arte e meio ambiente em oficinas variadas
Inscrições estarão abertas a partir do próximo dia 20.

O projeto “Cores da Mãe Terra” promove, nos próximos meses de junho e julho, um ciclo de oficinas de artes naturais. Fruto de parceria entre a  KAA Cuidados da Terra e o Centro Artístico e Cultural Babado,  o projeto conecta arte, cultura e meio ambiente por meio dos saberes populares e ancestrais do fazer manual do artesanato, utilizando elementos naturais para as criações. As oficinas, que serão realizadas nos dias 8 e 22 de junho e 6 e 13 de julho, recebem o mesmo nome do projeto: “Cores da Mãe Terra”.

Patrocinada pela Lei Rubem Braga, um incentivo financeiro da Prefeitura de Vitória, desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a iniciativa é destinada às mulheres acima dos 18 anos, como forma de estimular a expressão criativa das participantes por meio da conexão com o meio ambiente, a natureza e o ecossistema de mangue, promovendo também o autocuidado com a saúde mental, com o auxílio dos fazeres manuais.

As aulas, que são gratuitas, ocorrerão das 8 às 12 horas, no Centro de Arte e Cultura Babado – Rua Leopoldo Gomes de Sales, nº 10, em Goiabeiras, Vitória.

As inscrições estarão abertas a partir do próximo dia 20, e podem ser feitas por meio de formulário online que estará disponível no Instagram @kaa.cuidados, ou presencialmente, no Centro de Arte e Cultura Babado (é necessário entrar em contato previamente pelo telefone  27 99696-9965 para marcar horário).

Ao todo quatro oficineiras orientam o curso que está dividido em quatro etapas:

Mão no Barro – 08/06, com Rosinea Alvarenga: paneleira tradicional de Goiabeiras. Na ocasião haverá uma conversa sobre o ofício das paneleiras e elaboração de panelinhas de barro com as participantes.

Tingimento Natural – 22/06, com Jaqueline Padovan: designer de moda sustentável. A orientadora irá compartilhar conhecimentos e práticas em torno das técnicas tradicionais de tingimento têxtil, explorando as possibilidades de estamparia no tingimento de bolsas ecológicas.

Colorindo com a Terra – 06/07, com Karen Pataxó. A artista vai abordar extração de pigmentos naturais, com os quais as participantes produzem tintas e realizam pinturas em papel, muros ou outras superfícies.

Colagem Botânica – 13/07, com Larissa Firme: bióloga e herbalista. Na aula serão passados ensinamentos sobre coleta e secagem de flores e folhas, produção de cola vegetal e criação e emolduração de obras artísticas.

Fonte: Prefeitura de Vitória