Lista das 297 empresas com maior número de reclamações de consumidores é divulgada pelo Procon

Lista das 297 empresas com maior número de reclamações de consumidores é divulgada pelo Procon

Integrando a programação pelo Mês do Consumidor, o Procon Vitória divulga, nesta terça-feira (19), o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2023, ou seja, o rol das empresas que receberam o maior número de reclamações dos consumidores ao longo do ano passado.

A listagem apresenta um ranking com 297 fornecedores, que podem ser identificados por seus nomes fantasia, razão social e respectivos números de Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou de Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ), e está disponível aqui e nos aplicativos Procon Vitória e Vitória Online.

“O Cadastro contém as empresas que infringiram normas de Defesa do Consumidor e não solucionaram as demandas dos consumidores pelos canais próprios de atendimento ou no Procon. Neste ano, a lista contém 297 fornecedores que geraram processos administrativos entre o dia 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado”, explica o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.

A divulgação do Cadastro é realizada todos os anos, para marcar o Dia Mundial do Consumidor, comemorado no dia 15 de março. “Nosso objetivo é levar ao conhecimento público as empresas que desrespeitam os cidadãos em seus direitos como consumidores. Orientamos o consumidor a consultar a lista antes de fechar uma compra ou um serviço, de forma a evitar transtornos com os fornecedores arrolados no Cadastro”, orienta a gerente do Procon, Raquel Vionnet.

Ranking de empresas

Quatro operadoras de telefonia encabeçam a lista, com 146 processos administrativos. Entre as 20 empresas com o maior número de reclamações estão oito bancos, públicos e privados, seguidos de comércios, operadoras de viagens e plano de saúde. Estas 20 respondem por 371 reclamações. Em contraste, há 197 empresas que registraram uma única reclamação cada.

Em Vitória, a ação atende ao disposto no art. 4º, do Decreto Federal nº 2.181, de 20 de março de 1997, em consonância com o art. 2º, XVI, do Decreto Municipal nº14.975/2011, de 4 de Março de 2011.

Fale com o Procon

Para buscar orientações ou registrar reclamações, os consumidores podem utilizar o aplicativo Procon Vitória. Todas as etapas de atendimento são registradas no próprio aplicativo. Quem preferir o atendimento presencial pode agendar dia e horário por meio do Agendamento Online. As vagas são disponibilizadas todos os dias, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h.

O Procon Vitória fica na Casa do Cidadão (avenida Maruípe 2455, em Itararé). Funcionamento das 8h às 17h.

Fonte: Prefeitura de Vitória.