Motoristas recebem orientação e folhetos explicativos

Motoristas recebem orientação e folhetos explicativos

As ações de orientação e prevenção de acidentes no trânsito não param na capital. Aproximadamente 300 motoristas foram abordados por equipes de educação para o trânsito, na manhã da terça-feira (2), no cruzamento da Avenida Desembargador Dermeval Lyrio, na Rua Ricardo Freitas Salles e na Avenida Rosendo Serapião de Souza Filho, próximo ao Supermercado Perim, na Mata da Praia.

Nesta quarta-feira (3), a mesma ação foi realizada em frente ao Aeroporto de Vitória. Amanhã, quinta-feira (4), a ação será novamente na Mata da Praia.

Na próxima semana a ação educativa será realizada na segunda-feira (7), no cruzamento da Rua Ferreira Coelho com a Rua Neves Armond, na Praia do Suá, às 15 horas.

Vitória possui 35 cruzamentos sinalizados com placas indicativas de livre conversão à Direita.No total, outros 32 cruzamentos também receberão trabalho de orientação até o final do ano. O objetivo é melhorar a fluidez no trânsito e evitar retenções.

Atenção

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) de Vitória, Alex Mariano, as abordagens são sempre satisfatórias e muitas informações foram compartilhadas com motoristas, pedestres e ciclistas num corpo a corpo que trás resultados.

“Foi uma manhã de reflexão. Como em qualquer outro cruzamento, os motoristas devem também estar atentos à movimentação das pistas e às placas que mostrarão claramente onde a conversão poderá ser feita. Fundamental também será o respeito às leis e normas de trânsito, com atenção máxima ao pedestre”, frisou Alex.

Planejamento

O secretário destacou que um trabalho efetivo de educação continuará sendo realizado pela equipe da Gerência de Educação para o Trânsito em cada um dos cruzamentos monitorados. Outras cidades pelo país e pelo mundo já seguem a regra e não há registros de acidentes.

“Não faltarão informações. A intenção é ampliar cada vez mais o trabalho de educação em cada um dos pontos. Os servidores estão aptos a esclarecer qualquer dúvida. Tudo foi avaliado e planejado tecnicamente para que motoristas façam a conversão com cautela para que os pedestres sintam-se seguros orientados”, destacou o gestor.

Avaliação

Segundo a gerente de Educação para o Trânsito, Teresa Maria da Silva Neitzel, foi uma manhã com muita conversa, corpo a corpo, troca de informações e os motoristas foram bem receptivos.

“Nossa equipe se organizou e o planejamento feito para atender muitas pessoas. A medida será adotada de maneira gradual e terá avaliação constante dos técnicos que também estarão ouvindo motoristas e pedestres sobre suas sugestões e críticas”, destacou.

Fonte : PMV