Pazolini lidera projeto de urbanização do Novo Canal de Camburi, promovendo a revitalização da região

Pazolini lidera projeto de urbanização do Novo Canal de Camburi, promovendo a revitalização da região

Valorização da capital capixaba. Foi assinado, na noite desta última quinta-feira (27), o contrato para a construção do novo canal de Camburi. O projeto urbanístico tem o objetivo de proporcionar a integração social, potencializar a economia e valorizar o cenário ambiental e paisagístico do local.

O canal de Camburi será mais uma das diversas opções de lazer da cidade, trazendo benefícios para os moradores e turistas. O projeto prevê, nos 30.000,00 m² de área, um deck contínuo à beira da baía, novos locais de passagem e permanência, praças, ciclovias e o maior polo gastronômico de Vitória.

A assinatura do contrato, que aconteceu na Casa Mizzi, em Jardim da Penha, contou com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, do secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi, e de outras lideranças municipais.

“Essa é mais uma das obras que percorre toda a orla da cidade, marcando a maior reurbanização da história do município. Este projeto promove transformação social e geração de renda, fortalecendo a cidade e a tornando mais inclusiva. Estamos revitalizando espaços públicos, melhorando a acessibilidade e criando oportunidades de emprego, o que fortalece a economia local. Nosso objetivo é garantir que todos os cidadãos tenham acesso a áreas de lazer e convivência, contribuindo para um ambiente mais saudável e sustentável. Juntos, construiremos uma cidade mais forte, acolhedora e cheia de oportunidades”, afirma o prefeito.

Esse projeto acompanha uma série de obras pela cidade, que trazem desenvolvimento e valorização ao município.

“Celebramos mais um projeto realizado com a participação de todos, transformando nossos espaços públicos. Estamos criando um grande polo comunitário com áreas de lazer, esportes, cultura e convivência, refletindo a diversidade e as necessidades da comunidade e proporcionando um ambiente inclusivo, acessível e seguro para todas as idades, com o investimento que a cidade merece”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento e Habitação, Luciano Forrechi.

Fases do projeto

Para a sua implantação, o projeto foi dividido em duas fases, de acordo com suas características e níveis de intervenções.

A primeira fase do Canal de Camburi abrange o trecho que vai desde a altura da Rua Alberto Bela Rosa, em Pontal de Camburi, até a Ponte de Camburi.

Serão espaços bem planejados, decks compartilhados por toda a extensão e áreas para lazer. Os moradores terão acesso a um ambiente propício para atividades recreativas e comerciais na praça de eventos, além de arquibancada alagável, píer de pesca, Food Park e ambiente comercial onde poderão ser implantadas estruturas para entretenimento e lazer.

Estrutura

Pelas ruas Aleixo Netto e Joaquim Lírio, será o acesso ao ambiente comercial e ao Food Park, em uma extensão do deck voltada para permanência, dotada de bancos e coberturas estilizadas, garantindo sombreamento e uma estética agradável.

Além disso, uma rua de pedestres irá interligar as duas ruas anteriormente citadas, sendo proposta a revitalização, a retirada das calçadas e a transformação em uma continuidade com o deck.

As edificações comerciais devem seguir o formato da cobertura e incluir banheiros públicos acessíveis, uma área de cozinha e uma área social com mesas. Além disso, está planejado um rooftop na cobertura, com acesso por escada e elevador.

Pelo lado do bairro de Pontal de Camburi, podemos acessar pela Av. Saturnino Rangel Mauro a praça de eventos ao ar livre, que conta com arborização garantindo o conforto dos usuários e uma área coberta que poderá ser usada por comerciantes de feira livre.

A praça tem acesso ao deck e à arquibancada elevada por escada e rampa. Ao fim da rua Moacir Strauch, ocorrerá a revitalização da área de pescadores existente, com pavimentação e ligação ao deck compartilhado, a fim de gerar um maior reconhecimento e acesso à área. Também terá um espaço para implantação de uma peixaria, valorizando o comércio local.

Esta junção com o deck também acontece na conexão com a rua da Grécia, rua José Falcão de Oliveira, rua Serines Pereira Franco, rua Amaro Severino da Silva e rua Alberto Bela Rosa.

Mobilização urbana

O projeto também contém um elemento que trará um grande ganho à mobilidade urbana, criando mais uma alternativa de deslocamento entre a ilha e o continente. Foi projetada uma ponte na altura da Rua Alberto Bela Rosa, proporcionando uma nova rota para pedestres e ciclistas entre os bairros Pontal de Camburi e Santa Luiza.

Essa iniciativa visa facilitar o deslocamento dos moradores entre os bairros, fortalecendo a mobilidade urbana. Ao longo de toda a orla, estão previstas diversas rampas e decks para acesso a embarcações, potencializando as atividades náuticas na Baía de Vitória.