Pazolini Participou do VetMóvel, consultório médico veterinário itinerante, na Grande São Pedro

Pazolini Participou do VetMóvel, consultório médico veterinário itinerante, na Grande São Pedro

O Vetmóvel, unidade destinada ao serviço de ambulatório itinerante para cães e gatos, iniciou o atendimento nos bairros da capital pela Grande São Pedro, na manhã desta quinta-feira (4), para assistência aos moradores de São José, Santo André e Ilha das Caieiras.

Outros bairros também receberão em breve o Vetmóvel, a partir de uma programação elaborada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e que será divulgada no portal da Prefeitura de Vitória e também nas mídias sociais oficiais do município.

Para esta primeira ação do Vetmóvel nos Bairros, a unidade ficou estacionada no Parque Bom Luiz Gonzaga Fernandes/Baía Noroeste, no bairro Redenção. Foram distribuídas 30 senhas e realizada uma triagem para a organização do serviço, que aconteceu das 8h às 16h.

Inovação

“Foi uma experiência ótima, muito bom esse serviço oferecido”, contou a moradora Iasmim, tutora da cadela Channel. “Estou muito feliz por essa iniciativa e que vai beneficiar muitos moradores que têm cães e gatos. Moro há 22 anos na região e ele está sempre interagindo e nos acompanhando”, ressaltou a moradora Lilian de Souza, de São Pedro.

“É um serviço que a Prefeitura de Vitória vai percorrer toda a cidade, levando médico veterinário, equipamentos de qualidade e de ponta, o que há de melhor para atender os animaizinhos da cidade, levando esse amor, empatia e cuidado. Essa é mais uma inovação da nossa gestão, que caminha ao lado das comunidades. Quando cuidamos dos animais, cuidamos também das pessoas e temos uma cidade melhor para todo”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Atendimento gratuito

O secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, ressaltou que a iniciativa tem por finalidade a oferta programada de atendimento gratuito à população em situação de vulnerabilidade social do município de Vitória, apontado como prioritário pela legislação municipal na área de cuidado e bem-estar animal, que não consegue fornecer assistência médica veterinária aos seus animais (cães ou gatos).

“Situação que poderia incorrer, em determinados casos, em crime de maus-tratos ou até mesmo no abandono dos animais sob sua tutela pela falta de recursos financeiros ou conhecimento legal”, aponta.

O secretário reforça que a iniciativa faz parte de um conjunto de políticas públicas voltadas para o bem-estar animal. “Com a medida, a gestão marca mais uma importante entrega para a causa animal, demonstrando que a saúde, o bem-estar animal e a inclusão social são prioridades na capital”, enfatiza.

Parcerias

Nesta ação, na Grande São Pedro, educadores ambientais fizeram a sensibilização de moradores sobre o projeto Guarda Responsável de Animais de Doméstico, abordando questões como circulação de pets em áreas públicas, uso de coleira e guia, recolhimento de dejetos e dicas sobre bem-estar dos animais nesse período de altas temperaturas.

A ação, ainda, contou com o apoio de instituições de ensino parceiras da Prefeitura de Vitória para dar continuidade na assistência médica veterinária. Em caso de necessidade, os pets também serão incluídos no programa de castração disponibilizado pelo município.

Os atendimentos no Vetmóvel são destinados a cães e gatos domiciliados da capital, podendo ocorrer também em cães errantes, desde que um protetor da região ou mesmo um munícipe se responsabilize de acompanhar o animal durante o atendimento, considerando a possibilidade de se tratar de “animal comunitário”.

A iniciativa tem por finalidade a oferta programada de atendimento gratuito à população em situação de vulnerabilidade social do município de Vitória, apontado como prioritário pela legislação municipal na área de cuidado e bem-estar animal, que não consegue fornecer assistência médica veterinária aos seus animais (cães ou gatos).

Nas visitas do Vetmóvel e para o atendimento do pet, o morador deve sempre levar um documento oficial com foto e um comprovante de residência em nome do tutor do animal, além da carteira sanitária do cão e do gato com as vacinas que já foram aplicadas.

O tutor deve levar ainda o felino em caixa de transporte e, os cães, precisam estar com coleira e guia adequados ao tamanho e porte e conduzidos por pessoas com idade e força suficientes para controlar os movimentos do animal, conforme legislação vigente.

Saiba mais sobre o funcionamento do Vetmóvel:

– Quais os serviços que serão ofertados?
A unidade será destinada ao serviço de ambulatório itinerante com o suporte de veterinário para consultas, oferta de exames laboratoriais e de imagem, além de encaminhamentos às instituições parcerias para continuidade da assistência médica veterinária, bem como ao programa de castração disponibilizado pelo município. Os atendimentos no Vetmóvel são gratuitos, destinados a cães e gatos domiciliados da capital, podendo ocorrer também em cães errantes.

– Haverá um cronograma de bairros a serem atendidos?
A unidade irá aos bairros a partir de uma programação que será divulgada no portal da Prefeitura de Vitória e também nas mídias sociais oficiais do município.

– Como os munícipes podem solicitar o serviço?
Não será preciso solicitar o serviço, nem ligar para o 156 para pedir pela visita. A unidade móvel irá aos bairros a partir de uma programação que será divulgada no portal da Prefeitura e pelas mídias sociais oficiais da PMV.

– Será realizado atendimento cirúrgico e de castração?
Não será oferecido atendimento cirúrgico, nem castração no Vetmóvel. Em caso de necessidade de atendimento cirúrgico será avaliado pela equipe dentro do escopo de procedimentos que estão disponíveis dentre os serviços da PMV. Nem todos os procedimentos são realizados.

– Qual o público a ser atendido?
A iniciativa tem por finalidade a oferta programada de atendimento gratuito à população em situação de vulnerabilidade social do município de Vitória, apontado como prioritário pela legislação municipal na área de cuidado e bem-estar animal, que não consegue fornecer assistência médica veterinária aos seus animais (cães ou gatos). Todos os casos serão avaliados e passarão por triagem.