Pazolini visita obras de restauro do viaduto Caramuru, no Centro de Vitória

Pazolini visita obras de restauro do viaduto Caramuru, no Centro de Vitória

As obras de restauro do viaduto Caramuru estão a todo vapor. As intervenções incluem a manutenção/ recuperação do tabuleiro, adornos, postes, muros de arrimo e do pavimento de concreto do viaduto. Com investimento de R$ 841 mil a previsão de conclusão é até dezembro deste ano. Na manhã desta quarta-feira (19), o prefeito Lorenzo Pazolini visitou o local.

“O viaduto Caramuru é mais um equipamento público que estava abandonado. De imenso valor histórico para a cidade de Vitória o viaduto está sendo restaurado, assim como estamos restaurando o Museu Capixaba do Negro – o Mucane – e o Mercado da Capixaba. Estas intervenções além de aumentar a autoestima dos moradores e comerciantes atrai novo público para o Centro”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini.

A estrutura possui 40 metros de comprimento e largura média de 8,4 metros, tendo como modelo estrutural duas cabeceiras e três apoios intermediários, no total são quatro vãos de aproximadamente 10 metros tendo no sentido longitudinal uma viga central e duas de bordo.

O trânsito de veículos é pequeno e a faixa de estacionamento é em um dos seus lados. As calçadas encontram-se muito danificadas, com trechos soltos e/ou faltantes, além de muitas trincas, prejudicando a segurança e o conforto do fluxo de pedestres.

Os trilhos remanescentes serão mantidos e recuperados, além de receber tratamento anticorrosivo. Também será realizado a reconstrução do pavimento da calçada e da faixa de tráfego de veículos. Além da recuperação dos postes metálicos existentes, estão sendo implantados outros três.

“Durante as obras de restauro identificamos que as infiltrações estão danificando a estrutura. Então vamos eliminar as infiltrações impermeabilizando o pavimento em paralelo às obras de restauro”, explicou o secretário de Obras Gustavo Perin.

 

Prefeito visita obras de restauro do viaduto Caramuru

Histórico

A rua Caramuru é uma das mais emblemáticas da história da cidade de Vitória. Inicialmente denominada Rua do Fogo, a atual Caramuru foi palco de uma batalha entre locais e invasores holandeses, em que os últimos foram expulsos. Foi somente em 1872, que a Rua do Fogo veio a ser nomeada Rua Caramuru.

No início da década de 1930, essa, que então era uma viela, foi substituída por uma rua de quinze metros de largura, dando acesso à Cidade Alta. Para tanto casas antigas foram demolidas no local da rua, sendo antes desapropriadas amigavelmente. O Viaduto foi construído na gestão do governador Florentino Avidos (1924- 1928).

Fonte : PMV