Pesquisa Domiciliar do Plano de Mobilidade Alcança 427 Residências na Capital

Pesquisa Domiciliar do Plano de Mobilidade Alcança 427 Residências na Capital

Importante etapa do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da capital, a pesquisa Origem/Destino domiciliar está em sua terceira semana e mil pessoas já foram entrevistadas em suas residências. Nessa fase, pesquisadores da empresa contratada para fazer o trabalho coletaram informações sobre a população e também relativos a seu deslocamento. O último plano de mobilidade em Vitória foi implementado em 2008.

Os principais dados foram relacionados aos deslocamentos tipicamente realizados pelas pessoas residentes naqueles domicílios, assim como o modo (modal) por elas utilizado para ir de um lugar a outro, considerando a origem e o destino.

Investimentos

O objetivo principal foi caracterizar a mobilidade da região para melhor direcionamento dos investimentos e melhoria da mobilidade urbana. A meta é atingir 1.570 domicílios e 427 residências já foram visitados nos bairros de Santo Antônio, Santa Tereza, Inhanguetá, São Pedro, Resistência e Estrelinha.

A partir de quinta-feira (26), os bairros visitados serão Piedade, Centro, Vila Rubim Romão e Jucutuquara.

Outro trabalho, que já foi desenvolvido, foi a pesquisa de velocidade pontual, cujo objetivo foi medir as velocidades pontuais desenvolvidas pelos veículos nos principais corredores da cidade para avaliar a fluidez do trânsito nos períodos da manhã, tarde e noite.

Sorteio

Serão pesquisados aproximadamente 1.570 domicílios, escolhidos e distribuídos em todas as regiões administrativas de Vitória. As residências serão sorteadas de forma aleatória, mas seguindo modelos estatísticos, de modo a garantir a representatividade de toda a área de estudo.

A pesquisa é realizada por pesquisadores cadastrados e treinados devidamente identificados. No momento da entrevista, os moradores do domicílio recebem panfletos informativos quanto ao teor da pesquisa.

O material de apoio conta com o contato dos colaboradores para que os entrevistados possam confirmar o cadastro do pesquisador, da mesma maneira a veracidade da pesquisa e sua validade.

Deslocamento

Nos condomínios de moradores, a empresa faz contato prévio com os administradores para que seja autorizada a entrada. Caso a pessoa não esteja em casa, o panfleto é deixado e o morador poderá entrar em contato pelas indicações no próprio material.

Nos questionários constam idade, gênero, escolaridade e ocupação. Já em relação aos deslocamentos, a origem, o destino, o modo utilizado (modal utilizado), horário de chegada e partida e a motivação da viagem.Participação

Construção

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, esta é mais uma fundamental etapa da construção do plano de mobilidade, já que os resultados desta pesquisa servirão como importante insumo.

Ele elogiou a necessidade da participação efetiva dos moradores, como vem ocorrendo, assim como as respostas fiéis aquilo que tem sito perguntado e cujas respostas servirão ao trabalho proposto pelo plano.

“Queremos traçar diretrizes e ações estratégicas que beneficiem a mobilidade e a acessibilidade. Os moradores têm papel crucial recebendo os pesquisadores e respondendo as perguntas com exatidão. A pesquisa segue e esperamos alcançar 1.570, média estatística importante num importante cenário que desejamos alcançar”, disse Alex Mariano.

Acesse também e participe: https://www.mobilidadevix.com/.

As etapas do Plano de Mobilidade seguem sendo cumpridas de forma participativa. O plano possui as seguintes etapas: levantamento de dados e análise, diagnóstico da situação atual, objetivos e cenários do sistema existente e elaboração do plano.

Vitória terá, nos próximos anos, um Plano de Mobilidade Urbana que, quando implantado, facilitará o deslocamento de pessoas e veículos e influenciará diretamente na mobilidade da cidade, que recebe boa parte de seu trânsito de outros municípios. Veja aqui como participar.

Trata-se de um mecanismo importante e necessário para o planejamento urbano, desenvolvido pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura (Setran), e que também vai permitir a proposição de políticas e ações para o sistema viário de transportes nas suas mais diversas modalidades.

Fonte: Prefeitura de Vitória.