Praça do Papa vai sediar a 95ª Festa de São Pedro a partir do próximo dia 30
Dentro de 15 dias, a Praça do Papa volta a sediar um dos eventos mais tradicionais da capital. É a 95ª edição da Festa de São Pedro, realizada nos dias 30 de junho e 1º e 2 de julho, pela Prefeitura de Vitória e a Colônia de Pescadores da Praia do Suá.
O grande encontro, que integra o calendário cultural e turístico de Vitória e homenageia a São Pedro (29 de junho), padroeiro dos pescadores, promete reunir um público de 25 mil pessoas nos três dias de programação.
“Essa edição, além de contar com shows de duas super atrações nacionais, Raça Negra e Falamansa, promete surpreender e ser a mais bela de todas as festas já feitas para o santo padroeiro dos pescadores. Estamos trabalhando com muito carinho para que os pescadores, as famílias e os turistas possam ter o privilégio de participar dessa bela festa na Praça do Papa, na Enseada do Suá, com toda segurança e tranquilidade”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
“Será, mais uma vez, uma grande festa de fé, alegria e confraternização. Retomamos a Festa de São Pedro em 2022, depois de um difícil período de isolamento, e foi um grande sucesso! Para este ano, as expectativas são ainda maiores. São 95 anos de Festa de São Pedro! A organização está a todo vapor para entregar à população aquele que promete ser o maior evento de 2023”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.
Para a realização da festa, várias pastas da PMV estão envolvidas. Além da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), estão as secretarias de Segurança (Semsu), Saúde (Semus) e Meio Ambiente (Semmam).
Estrutura
A estrutura contará com 40 barracas de comidas e bebidas, palco completo com iluminação, cidade cenográfica, camarote e banheiros químicos.
Saúde
A fim de prestar assistência e atendimento à população presente ao evento, a Semus estará presenta com duas ambulâncias básicas para transporte de pacientes de baixa gravidade.
Segurança
Para garantir a segurança de munícipes e turistas, a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) terá agentes dos grupamentos de Proteção Comunitária, de Trânsito e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) circulando pelo local.
Trânsito
A Rua Judite Maria Tovar Varejão, na lateral da Praça do Papa, será interditada na sexta-feira (1°), a partir das 06h. Uma faixa da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, sentido Praia do Canto, também será bloqueada a partir das 18 horas.
A GCMV realizará, ainda, operações nas proximidades, com o intuito de inibir a utilização de carros por condutores alcoolizados.
Os agentes estarão prontos para quaisquer outras possíveis intervenções nas vias, caso haja necessidade de novas interdições ou desvios durante o evento.
Shows
Grandes shows já estão confirmados pela Semc para garantir o lazer e a animação das pessoas que comparecerem à festa.
Entre as atrações estão:
Sexta (30/06) – a partir das 19h
Abertura da 95ª Festa de São Pedro
Shows com Emerson Xumbrega e Raça Negra.
Sábado – 01/07 – a partir das 19h
Banda da Guarda Municipal
Quem abre o segundo dia de programação da Festa de São Pedro é a Banda da Guarda Municipal de Vitória. A necessidade da execução de números musicais em eventos cívicos, atos solenes e oficiais e apresentações sociais e culturais do município, fez com que em 2021 surgisse a Guarda’s Band, como também é conhecida.
O grupo, que presta apoio às ações da Secretaria de Segurança e também promove sessões musicais em comunidades, se apresentou pela primeira vez na inauguração da Casa Rosa, em outubro de 2021. Desde então, os músicos vêm conquistando espaço no cenário da cultura capixaba e fazendo história como conjunto.
No primeiro trimestre de 2023, quase 50 shows foram realizados por toda a capital, levando alegria e diversão por meio da música. Com um repertório variado, que passa pela MPB, Pagode, Samba, Rock, e internacionais, os artistas são sucesso por onde se apresentam e prometem animar o público presente à Festa.
A Guarda’s Band é formada por oito integrantes: Dayvison (violão e voz), Fassarella (Baixo), Jader (Guitarra), Patrocínio (Saxofone), Lauro (Saxofone, percussão e voz), Marquesi (bateria e percussão), Thiengo (Bateria) e Peterson (teclado).
Para a apresentação na Festa de São Pedro a banda tem preparação especial para agradar aos convidados.
“A intenção é sempre surpreender o público e fazer com que eles façam parte do show”, disse Dayvison, um dos integrantes.
Shows com Evandro e Raniery e Falamansa.
Domingo (02/07) – a partir das 19h
Procissão Marítima
O terceiro dia da 95ª Festa de São Pedro começa marcado por muita devoção e fé. No domingo (2), a partir das 10 horas, acontece a tradicional procissão marítima que sai da Praça do Papa em direção à Ilha do Príncipe.
A previsão é de que 100 embarcações acompanhem a imagem do santo padroeiro pelas águas da baía de Vitória.
Shows com Alison e Herlon, Desafio do Banjo e Carol e Priscila.
O encerramento da 94ª Festa de São Pedro fica por conta do conjunto “Cozinha Capixaba” que anima o público ao som de muito samba e pagode a partir das 13 horas.
Fonte : PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.