Prefeitura de Vitória Anuncia Edital da Maior Obra de Mobilidade Urbana da Capital
A maior obra de mobilidade urbana da capital capixaba, que eliminará a retenção de veículos no cruzamento da rodovia Norte-Sul com a avenida Dante Micheline, está em vias de execução. A Prefeitura de Vitória lançou, na tarde desta quarta-feira (20), o edital para contratação da empresa que vai elaborar os projetos, orçamentos e execução das obras do Mergulhão de Camburi. A contratada terá até R$ 92,2 milhões para a execução das obras e a ordem de serviço será assinada até 15 de dezembro deste ano, com previsão de ser concluída após 30 meses.
“Vamos projetar e construir essa obra viária que acaba com os engarrafamentos no cruzamento de uma rodovia estadual, a Norte-Sul, com a avenida Dante Micheline”, anunciou o prefeito Lorenzo Pazolini. E completou: “É importante ressaltar que essa obra será contratada com recursos próprios, sem empréstimos ou convênios. São R$ 92,2 milhões disponíveis para a maior obra de mobilidade urbana da Região Metropolitana da Grande Vitória, que beneficia todos que precisam acessar Vitória em direção à Vila Velha ou Cariacica ou destes municípios para a Serra. Estamos falando de 1,8 milhão de moradores em potencial”, completou o prefeito.
O lançamento do edital contou com a presença de lideranças comunitárias, vereadores e secretários municipais na sala anexa ao gabinete do prefeito. O objetivo do empreendimento é melhorar a circulação de veículos, pedestres e ciclistas, aumentando a fluidez do tráfego da região Norte de Vitória, beneficiando diretamente o bairro Jardim Camburi, com uma livre passagem entre as avenidas Gelu Vervloet (Norte-Sul) e Dante Micheline.
A obra vai reduzir o tempo de travessia da interseção, que hoje é de 55 a 88 segundos, para Zero a 10 segundos. A velocidade média dos veículos que transitam pelo trecho – parando nos semáforos e enfrentando as retenções – hoje é de 2 km/h e vai passar para 33km/h com os dois mergulhões.
Mergulhão
A interseção proposta mantém todos sentidos de circulação existentes em três faixas, como é hoje, e acrescenta duas passagens inferiores (Mergulhão 01 e Mergulhão 02) que irão permitir o fluxo sem cruzamentos em nível com a avenida Dante Micheline.
“Sem cruzamentos, sem semáforos e sem impacto na paisagem. A avenida Dante Micheline não terá elevados ou viadutos. As passagens serão subterrâneas, com área de circulação para pedestres e ciclistas. O calçadão de Camburi não será modificado”, explicou o secretário de Obras Gustavo Perin.
A passagem inferior 1 elimina o cruzamento do fluxo de veículos provenientes da BR-101 (Bairro de Fátima) no sentido Tubarão. A passagem inferior 2 elimina o cruzamento do fluxo proveniente de Jardim da Penha no sentido BR-101.
O veículo originário da BR-101 – sentido Tubarão – circulará em plano inferior à avenida Dante Micheline. Para esta conversão o veículo acessa a rampa descendente, até atingir a Mergulhão 01, que se prolonga sob pista esquerda da Av. Dante Micheline (sentido Tubarão) e alça de acesso a BR-101 (veículos provenientes de Jardim da Penha), após transpor o Mergulhão 01, o veículo percorre rampa ascendente até atingir o atual nível da Dante Micheline.
O veículo proveniente de Jardim da Penha com destino a BR-101 também circulará em plano inferior à avenida Dante Micheline. Para esta conversão, após transpor a laje superior do Mergulhão 1, percorre rampa descendente, até atingir o Mergulhão 02, que se prolonga sob pista esquerda (sentido Tubarão) da avenida Dante Micheline. Após transpor o Mergulhão 02, o veículo percorre rampa ascendente até atingir o atual nível da avenida Gelu Vervloet.
Mobilidade
A empresa que vencer a licitação deverá planejar e executar as obras mantendo a circulação viária, a mobilidade dos pedestres e ciclistas. Não poderá haver interrupção de qualquer serviço público sob concessão – água, energia, gás, fibra ótica, internet, telefone etc. Assim como as ações de proteção ao meio ambiente prevista em legislação deverão ser consideradas no projeto.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
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