Professores participam de formação sobre uso das tecnologias digitais
Com o objetivo de potencializar o uso das tecnologias digitais nas 103 unidades de ensino de Vitória, a Secretaria de Educação de Vitória (Seme), por meio da Coordenação de Tecnologias Educacionais (CTE), realiza na manhã e tarde desta terça-feira (11), no auditório Angélica Lira Cupertino, que fica na sede da pasta, uma formação com o tema “As tecnologias digitais e o pensamento computacional no espaços-tempos escolares: implicações na prática docente dos professores de Informática Educativa”.
A formação reúne cerca de 115 professores de Informática Educativa, que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef). Com carga horária total de 12 horas divididas em três encontros presenciais, nesta primeira etapa o encontro formativo foi desenvolvido a partir do eixo “Robótica Lego e o Pensamento Computacional”.
Foram realizadas diversas dinâmicas com os professores, de forma que os profissionais possam experimentar novas possibilidades pedagógicas que podem ser desenvolvidas no cotidiano escolar. Em uma delas, foram montadas três estações para oficinas de programação com Lego e microbit (inventura).
A secretária de Educação, Juliana Rohsner, esteve presente na formação e falou com os profissionais sobre o papel deles no fortalecimento do uso das tecnologias digitais nas unidades de ensino de Vitória.
“É muito importante para nós ter os professores de informática educativa aqui hoje experimentando, brincando, nessa produção prazerosa, porque é isso que queremos que os nossos estudantes tenham acesso, a uma escola mais prazerosa, mais lúdica, que faz mais sentido com a realidade atual, articulada com o pensamento computacional, de planejamento, de mão na massa. Então temos vocês como pilares desse movimento na escola, em parceria com os demais professores. Pensamos numa prática integrada, utilizando os tablets, os computadores, como recursos para potencializar a aprendizagem. Aproveitem esse momento para ter novas ideais e pensar em propostas para levar às escolas”, disse a secretária.
Ampliando conceitos
A proposta da formação foi muito bem recebida pelos professores. Para eles, foi uma grande oportunidade de se aprofundar em conceitos de pensamento computacional e inovação.
“A formação foi ótima, muito positiva. Aprendemos bastante e experimentamos diversas possibilidades”, destacou a professora Laura dos Santos, da Emef Adilson da Silva Castro.
“Foi incrível. Tudo que nós vimos e aprendemos aqui será muito útil para os estudantes. São recursos incríveis que farão toda a diferença”, pontuou o professor Luciano Alves, da Emef em Tempo Integral Paulo Reglus Neves Freire.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.