Projeto Celebra e Valoriza a Arte da Panela de Barro durante o Fim de Semana com Diversas Ações
O projeto “Memória do Barro II – Eu Sou Guanxuma”, fruto de uma parceria entre a Associação das Paneleiras de Goiabeiras e o Instituto Marlin Azul, realiza, no próximo final de semana, (16 e 17) as primeiras ações de reintrodução do cultivo da Guanxuma, também conhecida como Muxinga, planta usada na fabricação das vassourinhas que selam com tanino as panelas de barro produzidas pelas paneleiras e pelos artesãos de quintal e do Galpão, em Goiabeiras.
No sábado (16), a partir das 8 horas, será realizada uma caminhada do quintal da paneleira Jamilda Bento, em Goiabeiras, até o Barreiro, no Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, para coleta de sementes. A ação será seguida de uma contação de histórias, com roda de conversa sobre a importância da Guanxuma para a comunidade, seguida de um piquenique.
No domingo (17), também a partir das 8 horas, nos quintais das paneleiras Jucileida e Berenicia serão realizadas oficinas de produção de jarros e panelas de barro. Na ocasião serão ensinadas técnicas sobre a preparação e a modelagem do barro para a criação dos produtos.
“O projeto quer ampliar as conversas entre as gerações, valorizar e difundir os saberes e fazeres das paneleiras, um patrimônio aprimorado ao longo de 400 anos. Desta vez, o foco da troca de conhecimento é a Guanxuma, um símbolo da resistência da comunidade e dos valores cultivados através da ancestralidade porque se trata de uma planta capaz de suportar as altas temperaturas das panelas ao final da queima na fogueira. A ideia é que as mestras possam voltar a se reunir com os membros mais novos da comunidade para compartilhar saberes, memórias, fortalecer a história local e contribuir para ampliar a consciência socioambiental”, declara a coordenadora do projeto, Patrícia Cortes.
O público interessado em participar pode buscar informações dentro da própria comunidade de Goiabeiras, nas redes sociais do Instituto Marlin Azul e da Associação de Paneleiras e Artesãos e também por meio do telefone (27) 99872-3521.
“Memória do Barro II – Eu Sou Guanxuma” é patrocinado pela Prefeitura de Vitória por meio da Secretaria de Cultura (Semc), com o Projeto Cultural Rubem Braga. O projeto foi um dos contemplados pela Instrução Normativa nº 001/2022.
O projeto
O projeto “Memória do Barro II – Eu Sou Guanxuma” reúne representantes de diferentes gerações das paneleiras de Goiabeiras, mestras dos saberes e fazeres da panela de barro. Quem orienta cada atividade, junto com uma paneleira convidada ou outro representante da comunidade, é Jamilda Bento, filha e neta de paneleiras e liderança importante na preservação das tradições e culturas populares de Goiabeiras Velha, em Vitória.
Jamilda tem atuação marcante na valorização do congo, da Folia de Reis, da panela de barro e das cantadeiras de roda. É coordenadora da Banda de Congo Panela de Barro de Goiabeiras.
Formada em Biblioteconomia e em História, atua como bibliotecária do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Ifes.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.