Projeto “Resgatando Valores” promove empatia e respeito entre estudantes da capital
O projeto “Resgatando valores”, desenvolvido com 98 estudantes das turmas do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Orlandina D’Almeida Lucas, que fica em São Cristóvão, tem por objetivo trabalhar os valores essenciais à vida em sociedade, por meio de conceitos como amor ao próximo, justiça, igualdade, respeito, tolerância, empatia e solidariedade.
Pensando nisso, a unidade de ensino contou com a presença do “Projeto Papo de Responsa”, desenvolvido pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES). A equipe foi até a Emef e conduziu uma ação educativa no auditório, promovendo junto aos estudantes reflexões sobre convivência familiar, escolhas, prevenção à violência, sonhos, projeto de vida e perspectivas para o futuro.
A dinâmica foi bem recebida pelas turmas, que aproveitaram a oportunidade e fizeram perguntas e indagações aos palestrantes, participando ativamente da ação.
“O bate-papo foi bacana e fez a gente entender que temos escolhas, e que a partir delas o nosso futuro começa a ser traçado. Gostei quando ele deu o exemplo que devemos ser igual a águia, pensando e voando visando sempre ao alto”, disse o estudante Fernando César Cardoso de Lima de Jesus, do 6º ano.
“Achei interessante, pois a palestra nos fez refletir que devemos primeiro priorizar os estudos para que no futuro a gente possa colher bons resultados”, pontuou a estudante Stefany Moreira, do 7° ano.
Protagonismo
A ação educativa contou com o apoio da coordenadora de turno Barbara Veenings e da diretora da unidade de ensino, Zenilda Luz.
“A intenção é fazer com que os estudantes reflitam sobre as escolhas que podem fazer e que seus sonhos podem ser alcançados e que o principal protagonista a fazer isso acontecer são eles mesmos. É resgatar esperança e despertar seus sonhos trazendo uma visão para o futuro”, disse a gestora.
Papo de Responsa
O Papo de Responsa é desenvolvido pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES) com o objetivo de orientar crianças, adolescentes e jovens sobre questões ligadas à vulnerabilidade juvenil, como futuro, escolhas, convivência familiar, drogas e violência. Para isso, policiais civis visitam escolas e centros comunitários, realizando palestras em forma de bate-papo.
Fonte : PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui