Promovendo a Inclusão: Conferência da PMV aborda direitos das pessoas com deficiência

Promovendo a Inclusão: Conferência da PMV aborda direitos das pessoas com deficiência

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Vitória (Comped) realizou a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Vitória. Com o tema “Cenário Atual e futuro na Implantação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo”, a Conferência aconteceu na modalidade híbrida, por meio de videoconferência, na terça-feira (20), das 13 às 18 horas, e presencial na quinta-feira (22), 13h às 18h, no auditório da Casa do Cidadão, em Maruípe.

De acordo com a presidente do Comped, Nara Paterlini Marques, o evento tem objetivo de fomentar o debate e estratégias para manter e aprimorar a inclusão das pessoas com deficiência através das políticas públicas do Município, Estado e União Federal.

Na plenária realizada ontem, foram discutidas, apresentadas e votadas, por delegados, as propostas correspondentes a cada Eixo Temático. No total, 13 pessoas entre sociedade civil e poder público representaram o Município de Vitória na etapa Estadual.

Os Eixos Temáticos que foram discutidos incluem: estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência; garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; cidadania e acessibilidade, além dos desafios para a comunicação universal.

A Conferência Municipal segue as orientações e as etapas previstas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), incluindo a eleição de delegados e delegadas com observância da paridade entre sociedade civil e governo municipal. A segunda etapa ocorre a nível estadual e, posteriormente, ocorre a etapa nacional. O conferencista João Estevão Silveira Filho, fez uma apresentação bem ampla norteado pela temática central.

João Estevão, como pessoa com deficiência, espera uma sociedade mais inclusiva e menos capacitista. “É preciso implementar as políticas públicas estabelecidas nos marcos regulatórios há mais de três décadas. É preciso haver um compromisso com a retomada de importantes conquistas históricas em bases institucionais mais sólidas para a plena afirmação de uma sociedade mais justa, digna, inclusiva e livre de discriminações”.

“O atual momento é o de repactuação dessa trajetória de avanços em resposta às expectativas de toda sociedade, que ao longo da história vem a construir uma nação que acolhe os anseios das pessoas com deficiência. Esse é o futuro que queremos”.

Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, é indiscutível a importância de debater uma sociedade melhor para às pessoas com deficiência e a necessidade de implementar políticas públicas que assegurem esses direitos. “Ouvir para essa população é o caminho para atender as verdadeiras demandas”, comentou a secretária.

Fonte: Prefeitura de Vitória.