Restaurante Popular de Vitória passa por reestruturação para oferecer alimentação adequada

Restaurante Popular de Vitória passa por reestruturação para oferecer alimentação adequada

A espera acabou! A Prefeitura de Vitória deu o pontapé inicial nesta quarta-feira (4) para as obras de reforma e reestruturação do Restaurante Popular de Vitória, localizado na Rua Hermes Curry Carneiro, nº 31, na Ilha de Santa Maria. O prédio passará por obras durante oito meses, com investimento de R$ 3 milhões.

A ordem de serviço foi assinada no local pelo prefeito Lorenzo Pazolini, em solenidade que contou com a presença de lideranças comunitárias, vereadores e de secretários municipais de diversas pastas da municipalidade.

Durante o evento, o prefeito lembrou o compromisso da gestão com a garantia do direito a alimentação adequada e a dignidade da população. “Já temos o cartão Vix + Cidadania, que gera benefício para as pessoas comprarem itens de higiene, gás e alimentos. Agora, com o Restaurante Popular, vamos avançar ainda mais com um passo largo no nosso rol de políticas sociais. Vamos garantir que todos tenham o direito de se alimentar, com respeito à população e refeição de qualidade. É nosso compromisso cuidar do nosso povo”, afirmou o prefeito.

Pazolini lembrou do trabalho realizado para garantir a execução de obras como essa: “a reforma e reestruturação do Restaurante Popular é fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar. Primeiro organizamos as contas públicas com a ajuda da Câmara Municipal. Poupamos, enquanto os projetos eram elaborados. Agora estamos com intervenções que propiciam mais igualdade de oportunidades para nosso povo em todas as áreas que o município de Vitória atua. É a gestão voltada para quem mais precisa”, disse.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, lembrou o que a reestruturação do restaurante representa: “a ordem de serviço para retomada do Restaurante Popular de Vitória representa nosso compromisso com as pessoas, com a política de Segurança Alimentar e Nutricional de nossa cidade. Temos nos empenhado para oferecer sempre o melhor para a população”,  frisou.

O Restaurante

O Restaurante Popular foi implantado em dezembro de 2005. Em 2012, foi inaugurada a sede própria, na Ilha de Santa Maria, e as atividades interrompidas em dezembro de 2016. Desde então, o imóvel está fechado.

Sua reabertura visa garantir o acesso a refeições nutricionalmente adequadas a preços acessíveis e diferenciados de acordo com o perfil socioeconômico do usuário, servindo refeições diariamente e ofertando atividades de educação alimentar e nutricional.

A reforma contempla a reestruturação de todo o prédio com salas de administração, nutricionista e assistente social, áreas para recebimento e preparo de alimentos, depósitos, câmara fria e estoque, cozinha industrial, vestiário de funcionários e banheiros.

As intervenções acontecem ainda itens de sustentabilidade como uso de lâmpadas de LED, utilização de torneiras de pressão com arejadores, bem como redutores de vazão para economia de água e atendem a Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional – Losan Lei nº. 11.346/2006, na qual o restaurante enquadra-se como unidade de proteção alimentar. E atende ainda a Lei Municipal 8.401/2012 – Sisan Vix.

Principais modificações:

Entrada

Instalação de um gradil de 2,50 metros de altura em toda a extensão da fachada para melhorar o controle de acesso.

Acessos e Calçada

A calçada será refeita em concreto estrutural vibrado e terá a reposição de novas peças para o piso tátil.

As rampas e escadas de acesso serão mantidas, se fazendo necessário a substituição do revestimento do piso pelo piso de granito cinza andorinha.

Fachada

Serão demolidos os elementos de concreto dos antigos vãos que hoje se encontram fechados.

Área Interna

Nas áreas públicas (salão do refeitório, banheiros e apoio) os acabamentos de parede serão substituídos

Recepção

Na entrada principal, na recepção foi mantida o revestimento de pastilha existente que receberá uma pintura.

Salão

Novo piso em porcelanato.

Hall/Lavabo

Todas as paredes terão os revestimentos substituídos.

Sanitários Acessíveis

Reformados para atender a norma de acessibilidade.

Cobertura

Telha termoacústica tipo telha/telha em aço galvalume.

Fonte: Prefeitura de Vitória.