Rodas para a Vida: Ação de Promoção à Saúde Agendada para Terça-feira (10)
O Banco de Alimentos Herbert de Souza, da Secretaria de Assistência Social (Semas), foi convidado pela Unidade de Saúde de Santo Antônio para promover, na próxima terça-feira (10), o evento Rodas para a Vida, voltado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, para falar sobre prevenção e promoção à saúde. O encontro vai acontecer na academia popular na Prainha de Santo Antônio, às 14h.
O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Vitória para promover a saúde e o bem-estar da população e contará com a palestra da nutricionista Mestre em Geografia, servidora vinculada ao Banco de Alimentos Herbert de Souza, Rafaela Brito Fardin, que abordará sobre alimentação adequada.
O objetivo da oficina Rodas para a Vida é falar sobre a relação entre alimentação e saúde mental, em lembrança ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no dia 10 de outubro, também na terça-feira.
A participação da Semas vai trazer aos convidados uma conversa sobre alimentação na perspectiva da saúde coletiva (prevenção), com enfoque na segurança alimentar e nutricional.
“Dialogar sobre alimentação como um direito humano, diz respeito à dignidade da vida. Neste ponto, é importante dar atenção a todas as dimensões da alimentação no sentido da importância para saúde, não apenas como ausência de doenças, mas como um estado completo de bem-estar social, emocional e físico”, disse Rafaela Brito Fardin.
Durante a conversa, a nutricionista abordará os seguintes temas:
- Direito humano à alimentação adequada;
- Conceito de alimentação saudável e adequada;
- Debate sobre alimentos in natura e alimentos industrializados.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, parabenizou a articulação dos trabalhadores e o compromisso com a população.
“Saber que o Banco de Alimentos Hebert de Souza está tendo essa atuação no Território de Santo Antônio é reafirmar nosso compromisso com as pessoas”, disse.
Rodas para a Vida
Com o objetivo de promover a inclusão social e ações de educação em saúde, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santo Antônio criou o grupo Rodas para a Vida, composto por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, em especial as que usam cadeiras de rodas que vivem na região. Os encontros acontecem sob a coordenação de uma equipe multidisciplinar da unidade de saúde, composta por enfermeiro, psicóloga, educadora física e agentes de saúde.
As reuniões com a equipe multidisciplinar da UBS acontecem na Academia Popular de Santo Antônio, de 15 em 15 dias.
Já os exercícios com a educadora física acontecem duas vezes por semana, todas as segundas e quartas, das 17 às 18 horas, também na Academia Popular de Santo Antônio.
Para participar, basta ser morador da região de Santo Antônio e solicitar participar do grupo Rodas para a Vida, para pessoas com deficiência.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.