Secretaria de Educação assina pacto pela aprendizagem
O foco no estudante e o acompanhamento minucioso da alfabetização, garantindo o direito à aprendizagem. A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) assinou hoje o Plano de Pactuação de Metas do Paes/Idebes 2023, junto ao Governo do Estado. O pacto tem como objetivo melhorar os indicadores educacionais da educação básica no Espírito Santo e busca avaliar o domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, esteve presente na solenidade e agradeceu aos profissionais da Educação presentes, gestores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e pedagogos, pelo carinho e dedicação às crianças e estudantes matriculados na rede de ensino.
“A nossa educação sempre tem tido destaque, vários gestores me procuram buscando dialogar e entender o que vocês fazem diariamente em nossos territórios para o sucesso. Sabemos que não é fácil gerir uma unidade educacional, entender a realidade de cada uma respeitando suas realidades e características. Aqui nós estamos pactuando uma melhoraria, mas principalmente um diagnóstico. A gestão pública deve ser baseada em evidências. Em Vitória temos uma educação de qualidade técnica e cidadã, para a vida, isso graças ao trabalho que vocês desenvolvem”, destacou o chefe do executivo municipal.
Representante da Secretaria Estadual de Educação (Sedu), Saulo Andreon, gerente do Regime de Colaboração do Estado com os municípios capixabas, ressaltou a necessidade de ter espaços harmônicos nas unidades de ensino para potencializar a aprendizagem e trabalhar em conjunto.
“Aos diretores e pedagogos, não se alcança resultados diferentes com processos iguais. É preciso fazer uma reflexão sobre esse processo, que é o mais importante, como você vai agir com aquele estudante que não alcançou o nível de aprendizagem que deveria alcançar. A meta é uma consequência de encontrar harmonia na integração dos componentes curriculares da alfabetização”, pontuou.
A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, chamou a atenção para a necessidade de, em todas as unidades de ensino, acompanhar a evolução da aprendizagem dos estudantes por meio das avaliações diagnósticas que são realizadas na rede.
“Ao olhar todos esses dados e fazer essa pactuação de metas, estamos trazendo a necessidade de planejar por meio de evidências. Precisamos falar da alegria de ensinar e da alegria de aprender. A aprendizagem precisa ser prazerosa. Precisamos de ter escolas bem cuidadas, o ambiente físico revela o cuidado que temos com os nossos estudantes. Precisamos garantir um ambiente físico, bem cuidado, limpo. Ter intencionalidade nas ações. Temos que ter um clima escolar acolhedor. Na sala de aula, quais são as estratégias para aqueles estudantes que não estão ainda no nível de aprendizagem que eles deveriam estar? Quero que todos saiam daqui com o compromisso de cada um com as nossas metas, que nada mais é do que o compromisso com os nossos estudantes”, afirmou.
O Paes
O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é uma iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino. O Paes é um importante instrumento para a melhoria dos indicadores de avaliação dos municípios.
É desenvolvido mediante uma intervenção sistêmica em três eixos de atuação: Apoio à Gestão, Fortalecimento da Aprendizagem e Planejamento e Suporte, envolve apoio técnico e financeiro e propõe criar condições para alfabetizar todas as crianças na idade recomendada, além de ampliar suas ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes da rede pública até o 9º ano do ensino fundamental.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.