Servidores passam por formação para atendimento aos serviços do Cadastro Único
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está promovendo capacitação dos trabalhadores da Rede Suas (Sistema Único da Assistência Social) para entrevistadores do Cadastro Único. A formação é voltada para melhoria da qualidade das informações coletadas nas entrevistas e preenchimento do formulário do Cadastro Único.
“Com a capacitação queremos promover uma base de conhecimentos sobre a realização deste procedimento, perpassando pelos conceitos utilizados, os instrumentos e a finalidade da base de dados, para que tal aprendizado seja exercido nas unidades de atendimento”, explicou a coordenadora de Transferência de Renda e Benefícios (CTRB), Fernanda Ferreira. São 32 horas de capacitação, que terminam nesta sexta-feira (03).
Este ano, a Semas contabiliza 47.054 famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) no município de Vitória. Até o dia 29 de janeiro, 323 novas famílias foram inscritas e o cadastro de 1.290 famílias foi atualizado. Esse total é resultado da soma dos atendimentos realizados em todos os espaços vinculados à Semas.
Os atendimentos foram feitos tanto pelas equipes da Coordenação de Transferência de Renda e Benefícios (CTRB), localizada em Bento Ferreira, quanto nos Centros de Referência da Assistência Socias (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência para Pessoa em Situação de Ruas (Centro Pop), nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e abrigos.
A Semas, também, contratou nove profissionais para as unidades de atendimento, sendo três destes para atuação na CTRB e seis alocados nos Cras.
A secretária Municipal de Assistência Social em Exercício, Carla Scardua, ressalta a importância da capacitação dos profissionais, porque é nessa entrevista que outras situações de vulnerabilidade podem ser identificadas. “Na entrevista podem ser identificadas situações de violência, de negligência contra crianças, adolescentes, idosos e outros encaminhamentos que podem surgir a partir dela e ser tratadas pela rede socioassistencial”, comentou Carla.
Fonte : PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.